Adapec antecipa vacinação contra aftosa para bovídeos que participarão de eventos pecuários

0
349

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec/TO) autoriza, a partir da próxima segunda-feira, 11 de abril, a antecipação da vacinação contra a febre aftosa para os bovídeos com idade até 24 meses que participarão de eventos agropecuários nos primeiros dias do mês de maio.

A autorização está prevista na Instrução Normativa n° 48, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e, assim que o pecuarista vacinar os bovídeos (bovinos e bubalinos) e declarar o ato na Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), ele não precisará mais cumprir os prazos de carências exigidos após vacinar os animais, podendo emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA).

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, alertou que as lojas agropecuárias que comercializam vacinas só devem vendê-las a produtores rurais que apresentarem autorização da Adapec. “Quem desejar antecipar a vacinação, deverá procurar um escritório da Agência mais próximo e assinar um requerimento solicitando autorização para compra da vacina e, em seguida, procurar uma loja agropecuária devidamente cadastrada pela Adapec e apresentar esta autorização”, explica João Eduardo, acrescentando que o produtor deverá, neste caso, vacinar todos os bovídeos até 24 meses da propriedade, e não só aqueles que participarão de eventos pecuários.

Campanha de vacinação contra aftosa em maio

Houve uma mudança nas estratégias de vacinação contra a febre aftosa em 2022 para os estados que compõem o bloco IV, o qual o Tocantins faz parte. Com isso, a primeira etapa da campanha, que vai de 1° a 31 de maio, será destinada somente aos bovídeos com até 24 meses de idade; e a segunda etapa, que ocorrerá em novembro, contemplará todo o rebanho, independente da faixa etária. O Tocantins, que conta com mais de 10 milhões de bovídeos, espera vacinar nesta primeira etapa cerca de 5 milhões de animais.

A medida adotada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), visa garantir a oferta de vacinas contra aftosa, uma vez que o número de animais com até 24 meses é praticamente 50% de todo o rebanho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui