Com assistência técnica do Ruraltins, produtor recupera pastagem e se torna referência na pecuária de corte para a agricultura familiar

0
47

Com assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), a fazenda Campo Verde, do pequeno produtor, Claudio Ferreira, tornou- se referência na atividade de pecuária de corte para a Agricultura Familiar em Araguatins. E, para mostrar os resultados dessa parceria, por meio do programa Integra Zebu, foi realizado, na sexta-feira, 20, um Dia de Campo sobre a implantação do sistema de Integração/lavoura/pecuária (ILP) na propriedade.

Reunindo mais de 120 pessoas, dentre eles produtores, técnicos e acadêmicos, o Dia de Campo teve como finalidade mostrar o trabalho de recuperação de pastagem com o cultivo de milho e forrageira, em uma área de pouco mais de 20 hectares.

Com a adoção de tecnologia que traz possibilidades de renda para os produtores rurais, maior produtividade no campo e, ainda, benefícios ao meio ambiente, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Gonçalves Vaz, justificou as vantagens da atividade ao pequeno agricultor.

“Finalizamos esse dia de Campo com a apresentação do resultado da Integração/lavoura/pecuária, um modelo totalmente ajustado para a agricultura familiar onde, com essa alternativa, pode-se resgatar seu sistema produtivo, recuperar os índices de fertilidade de solo e tornar a propriedade mais produtiva. São atividades viáveis que vão fazer com que o homem do campo permaneça nas suas terras e desenvolva atividades economicamente viáveis. Esta URT [Unidade de Referência Tecnológica] é um caso de sucesso da assistência técnica do Ruraltins, e nesta apresentação, em parceria com a ABCZ. Comprovamos que são viáveis as atividades de lavoura e pecuária dentro do modelo familiar, principalmente no contexto em que está inserida a grande região do Bico do Papagaio”, destacou.

Satisfeito com os resultados e principalmente com a garantia de pastagem para o seu rebanho, o produtor Cláudio Ferreira relata suas dificuldades antes da assistência técnica do Ruraltins.  “Fiquei bastante satisfeito com o trabalho desenvolvido pelo Ruraltins e a ABCZ aqui na minha propriedade, que antes era um solo praticamente degradado, com zero fósforo. Nesse trabalho conjunto, conseguimos recuperar esse solo, produzindo milho e pastagem. Hoje, o nosso foco é continuar trabalhando e usando as tecnologias que estiverem ao nosso alcance”.

O gerente comercial da ABCZ e coordenador-geral do programa Integra Zebu, João Gilberto Bento, parabenizou o trabalho e sinalizou possibilidade de ampliação do programa no Estado do Tocantins. “Os trabalhos foram excelentes, um sucesso em resultados e produtividade, mostrando que a estratégia e o plano de ação do Programa Zebu funcionam e são extremamente viáveis. E esse resultado alcançado se deve ao esforço do Ruraltins coordenado com os produtores. Nós, da ABCZ, estamos muito satisfeitos e motivados com a possibilidade de ampliação do programa do Estado do Tocantins”, declarou.

O programa Integra Zebu oportunizou, ao órgão, a implantação e a condução de duas URTs, uma em Cariri do Tocantins, e outra em Araguatins, e a proposta de implantação da terceira unidades, em Colinas do Tocantins, que será implantada no início do período chuvoso, no segundo semestre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui