Em nome do povo de Paraíso, poeta Dourival Santiago faz mensagem reconhecendo grandiosidade da professora Maria da Paz

0
393

LEIA:

Maria da Paz Barros (in memórian)

Hoje Paraíso está mais pobre, está menos feliz, está meio desnorteado, pois, uma das grandes mestras da sua história, atendeu ao chamado de Deus e partiu para o Paraíso Celeste. Mas, o momento não é só de lamentar a dor e chorar a perda irreparável, é momento também de se contemplar a vida, porque Maria da Paz era uma mulher que vivia em plenitude, e fez da sua vida uma luz para guiar sua gente para o bem.

E quem era a sua gente?, a sua gente eram seus filhos, seu esposo, seus familiares, seus amigos e o povo em geral, pois, o seu coração generoso amava a todos; as suas mãos sedentas de praticar o bem, acolhia a todos; a sua mente privilegiada de tanto saber, ensinava a todos; as suas palavras bem pronunciadas eram instrumento de formação e informação; as suas atitudes cotidianas eram sempre voltadas para a promoção da vida; e, a sua profissão, há, não poderia ser diferente, ela escolheu a mais bela das profissões, ser professora, para ensinar disciplinas e ensinar sobre a vida. Por isso, Maria da Paz será presença cativa em nossas mentes, e estará conosco vida à fora, pois, quem vive no amor e para o amor, não morre nunca, pois, continuará sempre viva em nossa mente e em nosso coração.

Maria da Paz foi na essência da palavra, uma mulher nobre, que mesmo com tamanha intelectualidade, sabia como ninguém cultivar a simplicidade, era uma pessoa amada e respeitada, era líder religiosa, amiga verdadeira, idealista por natureza, trabalhadora por vocação. Era uma mulher positiva, honesta, e proativa. Uma mulher de palavra, de atitude e de princípios.

Maria da Paz, não era filha natural desta terra, mas fez deste Paraíso, a sua morada por quase toda a sua vida, se fazendo pioneira com muito orgulho, e aqui, ela constituiu uma bela família, e, plantou com zelo os seus sonhos, lutou, consolidou amizades, conquistou prestigio, era sobretudo uma cidadã do bem e, e dotada de grande carisma, sendo amado por todos que a conhecia.

Ela era sempre honesta e verdadeira em tudo o que fazia, e, como Professora foi uma profissional exemplar, sempre muito dedicada, companheira, empreendedora a favor do bem-estar das pessoas, a favor da construção do futuro de tantos alunos que passaram pelas suas mãos e beberam da água do seu saber, e assim, se constituiu em vida a mestra do povo, pelo belo exemplo de vida.

Como gestora da educação, foi conciliadora, eficiente, boa administradora, e, uma grande democrata que respeitava as diferenças e reconhecia o valor de cada colaborador. A verdade é que a sua partida deixou a cidade mais pobre de valores e menos rica em história, porque esta cidadã engrandecia o nome da cidade e orgulhava os paraisenses. Com a sua ida para o Paraíso Celeste, a cidade perdeu uma filha adotiva que além de fazer história, fazia parte da história, por ser uma pessoa amável, generosa e grande defensora do desenvolvimento desta terra e do engrandecimento humano do seu povo.

Portanto, nos reportamos ao seu esposo, aos seus filhos, noras, genro e netos, para lhes dizer, sosseguem o seu coração, enxuguem as lágrimas (se for possível), e vivam o sentimento nobre da gratidão a Deus, por lhes permitir, fazer parte da vida desta mulher, tão fervorosa e ao mesmo tempo tão amada por Deus. Durante muitos anos, ela segurava na mão de Deus, para pedir proteção, benção e luz para todos vocês, e hoje, foi Deus quem pegou na mão dela e disse: Venha filha amada, venha comigo, o céu espera por ti, os jardins do Paraíso já estão enfeitados para te receber, os anjos e santos estão ansiosos para te abraçarem. Você viveu uma vida de santidade, porque teve o coração bondoso e alimentou a fé e o amor, e recebeu a morada no céu por recompensa.

Quanto a nós que estamos aqui, familiares e amigos, só nos resta o reconhecimento e a gratidão, pela semente de dignidade que Maria da paz plantou no seio fértil desta terra abençoada, chamada Paraíso, e, como última mensagem de corpo presente, expressamos todo o nosso amor em apenas uma frase: Vai em paz, Maria da Paz.

Esta é uma mensagem dos amigos de Maria da Paz.

Que Deus nos ilumine e nos conforte.

Paraíso do Tocantins, 19 de setembro de 2022.

Dourival Santiago

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui