Prefeitura de Gurupi imuniza mais 900 animais durante dia D de vacinação contra raiva

0
223

ASCOM

Durante o Dia D de Vacinação Antirrábica foram imunizados 711 cães e 202 gatos, totalizando 913 animais. A ação aconteceu no último sábado, 8, e disponibilizou 10 pontos de vacinação. A campanha é realizada pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Segundo a veterinária e coordenadora do CCZ, Fluviana Freitas, a meta ainda não foi alcançada, mas o avanço é significativo. “A meta do Ministério da Saúde é de 90% e já estamos em 80% de animais vacinados em Gurupi. Graças às estratégias e à sensibilização dos tutores”, avaliou Fluviana.

Ao todo, desde o início da campanha, 22 de agosto, foram vacinados quase 10 mil animais, entre cães e gatos, tanto da zona urbana quanto rural. “A raiva possui 100% de letalidade tanto para o animal quanto para as pessoas e a vacina é a principal medida de prevenção. Em Gurupi, não foi registrado nenhum caso de raiva animal em humanos, esperamos que a imunização alcance o índice e previna esta doença”, pontuou o secretário Municipal de Saúde, Sinvaldo Moraes.

A campanha antirrábica termina no dia 15 de outubro, até lá os tutores que ainda não vacinaram seus pets, poderão levar seus cães e gatos até a sede do CCZ, de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 14h às 17h.

A vacinação contra a raiva em cães e gatos é anual, gratuita e deve ser feita em animais a partir de 03 meses de idade.

Os animais devem ser levados ao local de vacinação por um adulto, em guia e coleira. Os gatos devem ser transportados em caixas de transporte ou outro meio adequado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui