Corte Especial do STJ mantém afastamento de governador de AL

0
227
Deputado Paulo Dantas

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça confirmou o afastamento do governador de Alagoas, Paulo Dantas — que disputa a reeleição em segundo turno pelo MDB.Pelo placar de 10 a 2 na votação dos ministros presentes na sessão de julgamentos, Dantas continua afastado do cargo até o dia 31 de dezembro.

Na última terça-feira, o afastamento dele foi determinado pela ministra Laurita Vaz, que é a relatora do caso no STJ. A decisão foi tomada no âmbito da operação Edema, deflagrada com autorização da ministra.

A operação investiga a participação do governador Paulo Dantas em um suposto esquema na Assembleia Legislativa de Alagoas, que consistia na utilização de funcionários fantasmas para realizar saques em dinheiro. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal estimam que, desde 2019, a organização criminosa teria desviado aproximadamente 54 milhões de reais da casa legislativa.

Na sessão desta quinta-feira na Corte Especial do STJ, a relatora Laurita Vaz votou por manter a decisão dela de afastamento de Paulo Dantas. Ela foi acompanhada por nove ministros. Outros dois magistrados votaram contra o afastamento e um não votou por se declarar impedido por razões pessoais.

O governador de Alagoas nega todas as acusações. Em nota publicada na terça-feira, ele disse que está sendo vítima de um “golpe” de uma ala da Polícia Federal que deseja prejudicar a candidatura dele no segundo turno para o governo do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui