Lacen-TO passa a realizar testes para diagnóstico laboratorial do vírus Monkeypox

0
229

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) inicia nesta semana o processamento de testes de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), em tempo real para o diagnóstico laboratorial do vírus Monkeypox. O exame é padrão ouro para o diagnóstico da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O teste é realizado com o Kit Molecular Monkeypox (MPXV), desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que foi recebido pelo Lacen-TO na última semana.

“Tivemos uma reunião técnica com a equipe de Bio-Manguinhos/Fiocruz, para alinhamento com a equipe técnica do Lacen, e esta semana os últimos ajustes e programações nos equipamentos estão sendo realizados, para que nesta quinta-feira, 3, inicie o processamento das amostras”, explica a diretora Lacen-TO, Jucimaria Dantas.

“As amostras para os testes estão sendo recebidas e concentradas na unidade de Palmas. Firmamos a rotina de processamento quinzenal, então, seguindo as recomendações e prazos estabelecidos pelo Ministério da Saúde os resultados serão disponibilizados pelo Lacen, via Sistema GAL”, enfatiza.

A expectativa é que sejam analisadas, em média, aproximadamente 10 amostras por semana, atendendo todas as demandas das unidades de saúde do Tocantins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui