Exército cita “confiança do povo brasileiro” em homenagem a novos sargentos e lembra militar que morreu pela democracia

0
308

Da Redação

O Exercito Brasileiro formou hoje mais uma turma de sargentos em grupos divididos em todos os quartéis do País. A formatura chega no momento em que o Brasil vive clima de tensão e as Forças Armadas estão sendo chamadas a agir por uma parte da sociedade, que se posiciona contra o resultado da eleição presidencial e contra decisões do ministro Alexandre de Moraes, presidente do STF e do TSE.

Na homenagem aos formandos, chama a atenção um trecho onde o Comando do Exército cita a “imensa confiança do povo brasileiro”. Porém, há 26 dias essa mesma Instituição está sendo aclamada por parte da população e, até este momento, não obteve nenhuma resposta, seja ela qual fosse.

Ainda mais coincidente com o momento atual, é a citação na homenagem, da atitude do sargento, Max Wolff Filho, considerado um herói da Força Expedicionária Brasileira, que morreu em combate na Itália em defesa da democracia. Diz o texto: “dignifiquem a memória desse destemido líder militar”…a fim de vivificar atributos como a coragem, o compromisso, o patriotismo e o espírito de sacrifício” pedem os comandantes, que encerram com o bordão “Brasil, acima de tudo!

Além de homenagear, o texto do Exército remete a Nação aos momentos em que vive o Brasil atualmente. LEIA:

“Prezados integrantes da Turma Bicentenário da Independência do Brasil!

O Exército Brasileiro orgulha-se de entregar, no dia de hoje, uma nova turma de sargentos e congratula-se com cada um dos formandos! As solenidades em todas as escolas de formação marcam o encerramento de um ciclo de expressivo aprendizado profissional, de intensa prática das virtudes militares e de fortalecimento das convicções cívico- patrióticas. O momento presente descortina uma carreira vibrante e repleta de oportunidades e realizações.

Os primeiros passos foram vacilantes e inseguros. Contudo, seus irmãos de farda os acolheram na família verde-oliva, as incertezas transformaram-se em crescimento profissional e os desafios foram superados com coragem, tenacidade e confiança. Nos diversos estabelecimentos de ensino, vocês se viram imersos em um ambiente de intensa capacitação técnica e acadêmica. Cumpriram rigoroso programa curricular, focado no desenvolvimento dos futuros líderes das pequenas frações, que os capacitou para guiar e motivar seus comandados. Agora, aptos a integrar as organizações militares da nossa Força, entenderão, orgulhosos da escolha que fizeram, que a carreira militar é missão de grandeza! Vocês serão os vetores do fiel cumprimento às ordens e às decisões dos escalões superiores, assim como o elo essencial para as contínuas vitórias e a coesão da Força Terrestre.

Esta nova fase, longe do olhar atento dos instrutores e monitores, exige a aplicação de todas as instruções recebidas daqueles que, diuturnamente, ensinaram as virtudes e os valores necessários à vida na caserna. Como legado, deverão aprimorá-los e transmiti-los aos seus subordinados e instruendos.

O Exército de Caxias, respaldado pela imensa confiança do povo brasileiro, estimula-os a levar adiante o legado do Sargento Max Wolff Filho, herói da Força Expedicionária Brasileira, que tombou em combate nos campos da Itália em defesa da democracia. Dignifiquem a memória desse destemido líder militar, cuja réplica do sabre vocês tiveram a honra de ostentar durante a formação, a fim de vivificar atributos como a coragem, o compromisso, o patriotismo e o espírito de sacrifício.

Alerto, entretanto, que a carreira militar exige de todos o autoaperfeiçoamento constante e a manutenção da higidez física e mental. Não se acomodem! Servir à Pátria requer dedicação, proatividade e aprendizado diuturnos. Tenham como base a verdade, a lealdade, a ética e a probidade, atributos essenciais ao desempenho de suas futuras funções. Respeitem os superiores hierárquicos e tratem seus subordinados com afeição e urbanidade, pois, a partir de agora, vocês servirão de exemplo para eles em todas as ocasiões.

Sargentos de Caxias, agradeçam a Deus por esse sucesso e também àqueles que os estimularam e contribuíram para essa conquista: familiares, instrutores, companheiros de curso e amigos, hoje exultantes com a expressiva e merecida vitória alcançada!

“Que a honra, presente muito especial que o homem dá a si mesmo, os acompanhe em suas novas caminhadas!”

Brasil, acima de tudo!”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui