Tocantins conquista medalha de ouro na Mostra Brasileira de Foguetes no Rio de Janeiro

0
195

Estudantes da Escola Estadual Rezende de Almeida conquistaram três medalhas na 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG – 2022), uma de ouro e duas de prata. O evento ocorreu, na última semana, de 5 a 8, em Barra do Piraí (RJ), com o objetivo de fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Os campeões foram: Samuel Lima Luz, que conquistou medalha de ouro; já a equipe formada pelas alunas, Rebeca Lopez e Nicole Milhomem, conquistou o segundo lugar, com medalha de prata; e Gabriel Tavares foi vice-campeão, também conquistou uma de prata. Esse é o segundo ano que a Escola Estadual Rezende de Almeida recebe premiação na competição.

O aluno Samuel Lima Luz destacou que a participação na MOBFOG marcou um período de muita aprendizagem. “Voltei com novas ideias para novos projetos de foguete. Aprendemos com os erros e acertos dos competidores e no momento de compartilhamento de ideias entre os alunos participantes”.

O vice-campeão, Gabriel Tavares, também relatou sobre a experiência de participar da Mostra. “Pude ver de perto o trabalho de pessoas de todo o País com as mais diversas histórias de vida e trajetórias. Acabei tendo alguns problemas e meu lançamento foi um pouco abaixo da minha expectativa, mesmo assim acredito que o maior prêmio foi o meu aprendizado e convivência nesse período”, revelou.

A equipe formada pelas alunas Nicolly Milhomem e Rebeca Lopez falaram da experiência adquirida em participar da MOBFOG. “Conseguimos entender que se quisermos ir além nós conseguimos. Para mim a MOBFOG é um projeto maravilhoso, foi surreal a experiência”, frisou Nicolly.

A importância da experiência também foi reforçada por Rebeca. “Foi uma experiência incrível e que jamais esquecerei na minha vida. Só tenho a agradecer a todos os professores, e a equipe da escola e aos nossos familiares por nos dar força pra enfrentar essa jornada que será sempre lembrada”.

Produção e resultados

A produção dos foguetes na Unidade Escolar de Itapiratins, em 2022, foi desenvolvida na disciplina da Eletiva – Ao infinito e Além, do Novo Ensino Médio, desde o início do ano letivo, em fevereiro. O projeto é orientado pelo professor Beneval Soares, que trabalha na produção e lançamento dos foguetes com as equipes, com o apoio da professora Amanda Ferreira e do coordenador Abrahão Luz.

Para o professor, “a Mostra tem uma grande relevância no cenário escolar, pois propaga os conhecimentos científicos. Aproximando escolas, educadores e educandos de todo o País promovendo um ambiente agradável e divertido para ensino e aprendizagem. É muito bom ser duas vezes campeão na MOBFOG [2019 e 2022]. Fico orgulhoso dos nossos estudantes”.

Para o coordenador Abrahão Luz, a Mostra foi uma experiência incrível. “Cada momento foi um grande aprendizado tanto para os alunos como para mim, levaremos para vida e nos prepararemos para as próximas competições, sejam elas, municipal, estadual ou nacional”, prometeu o coordenador.

MOBFOG

A Mostra é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. É um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas no site oficial do evento.

LENA BORGES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui