Governo do Tocantins debate estratégias para melhorar índices na saúde pública

0
210

Equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) debateram, nessa segunda-feira, 9,  os indicadores relacionados aos agravos de 2022 e as estratégias de trabalho para 2023. O objetivo é, a partir dos dados, alinhar ações de trabalho em conjunto com os 139 municípios, com foco na prevenção.

No Tocantins, há 92% de cobertura da Atenção Primária, distribuídas por 584 equipes de Saúde da Família. Diante do cenário, um alinhamento entre as gestões aperfeiçoará o trabalho e promoverá a melhoria de indicadores, como a redução da mortalidade materna e infantil, entre outros que causam grande impacto na atenção especializada, sobrecarregando os serviços de terapia renal substitutiva, ambulatórios, reabilitação, que aumentam a morbi-mortalidade por doenças cardiovasculares, dentre outros agravos.

Segundo a superintendente de Políticas de Atenção à Saúde da SES-TO, Juliana Veloso, será realizado trabalho em conjunto com os gestores municipais, com foco nos indicadores prioritários para 2023, os quais são:  cobertura vacinal de crianças menores de 2 anos, sífilis congênita, mortalidade infantil e materna, hipertensão e diabetes. “A priorização destes indicadores se dá pela relevância epidemiológica na rede de atenção à saúde do Tocantins, pois por meio deste fortalecimento estaremos contribuindo para a prevenção de agravos, redução de predisposição a doenças graves (pneumonia, meningite, etc.), evitando retorno das doenças erradicadas, assim como diminuição do número de hospitalizações e internações por condições sensíveis na atenção básica”.

“Estamos avançando em atenção hospitalar, ambulatorial especializada, diagnóstica e farmacêutica. Mas para que a saúde pública seja efetiva e promova a qualidade de vida que a população necessita, precisamos promover uma rede integrada, trabalhando nos municípios, que são a raiz de entrada da população no Sistema Único de Saúde”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva.

O secretário acrescentou que está sendo feito um levantamento em todas as áreas para traçar metas e projetos, a partir dos indicadores que o Estado possui. “Isso nos possibilita o acompanhamento dos índices em tempo real e a intervenção pontual onde necessário. É preciso conhecer para planejar”, frisou, acrescentando que as ações estratégicas serão debatidas com os municípios para que haja o envolvimento de todos, bem como o resultado esperado, que é o bem-estar e a qualidade de vida da população.

 Indicadores

Os seis indicadores prioritários no Tocantins serão: imunização (em 2022, apenas a BCG atingiu os 95% de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde); sífilis (o Estado registrou 265 casos em 2021); mortalidade infantil (em 2021 foram 12,4 óbitos por 100 mil habitantes); mortalidade materna (44 óbitos em todo o Estado em 2021); hipertensão (estima-se que o Tocantins tenha 396.680 mil hipertensos) e diabetes (121.625 pessoas convivem com diabetes no Estado).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui