IBGE aponta que indústria perdeu intensidade no 2º semestre de 2022

0
219
Indústrias, fábricas,Obras de construção, edifício sede do SENAI,construção civil

Publicado em 03/02/2023 – 14:18 Por Solimar Luz – Repórter da Rádio Nacional – Brasília

Dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a Indústria brasileira perdeu intensidade no segundo semestre de 2022.

O economista André Macedo, gerente da pesquisa, avalia que o resultado representa uma queda mais intensa desde março do ano passado.

De acordo com o IBGE, o recuo da indústria nacional em 2022 também é explicado por fatores como taxa de juros em elevação, que afeta diretamente os custos de crédito e a inflação dos alimentos, impactando na renda das famílias. Também há influência do mercado de trabalho e do aumento nas taxas de inadimplência e endividamento.

Entre as atividades, as principais influências negativas sobre a indústria vieram de indústrias extrativas, máquinas e equipamentos e produtos de madeira.

Por outro lado, entre as atividades com expansão na produção, industrial, estão o coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis e produtos farmoquímicos e farmacêuticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui