Governo do Tocantins se reúne com representantes do setor de mineração

0
193

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Agência de Mineração do Tocantins (Ameto), recebeu nesta quinta-feira, 16, representantes do setor de mineração para conhecer um estudo sobre a Cadeia de Mineração do Calcário e Agregados no Estado, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Social e Profissional (Idesp). O estudo foi encomendado pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Minerais Não-Metálicos do Estado do Tocantins (Sipmme-TO).

A intenção é que o documento norteie a consolidação de um plano de mineração no estado, com o objetivo de impulsionar a indústria e posicionar o Tocantins no espectro de investidores. O estudo projeta crescimento de 7% do setor da mineração em 2023. Cerca de 90% da produção mineral não metálica é de calcário e agregados.

De acordo com diretor-geral do Idesp, Luciano Rocha, cerca de 60% da produção tocantinense é exportada, atendendo os estados do Pará, Mato Grosso, Goiás, Bahia e norte de Minas Gerais. Ele explicou ainda que o setor emprega mais de 4 mil trabalhadores diretos e mais de 47 mil indiretos. “Hoje apresentamos esse estudo, mostrando o diagnóstico de 2022, a projeção para 2023, a simulação de como será após a aplicação da Lei Estadual 4.045 e uma proposta de regulamentação operacional que o setor faz ao Governo para estimular o crescimento, competitividade, rentabilidade e sustentabilidade dos empreendimentos no Estado”, detalhou.

O assessor técnico fazendário da Sefaz, Jorge Couto, reforçou o papel do Governo em fazer com que o ambiente no estado seja propício para atrair investimentos. “Atrair investimentos fomenta a economia local e contribui para que as empresas alcancem um bom nível de competitividade. Sabemos da importância do setor para a economia do Estado e nós vamos sim analisar para que as solicitações sejam atendidas com segurança jurídica”, disse.

O secretário executivo de Gestão Tributária da Sefaz, Marco Antônio de Menezes, afirmou que as informações do estudo subsidiarão as tomadas de decisão na Sics, Sefaz e Ameto. “Estamos munidos com parâmetros lógicos, reais e efetivos para buscarmos o crescimento da economia tocantinense. Ouvimos a proposta com a propositura do que seria o ideal para que o setor não perca a competitividade, isso vai ser levado em consideração”, afirmou.

O gerente de Mineração da Ameto, Leonardo Bezerra, disse que o Tocantins está na frente do país inteiro por ser o único estado que tem uma Agência de Mineração. “O levantamento apresentado hoje está muito bom e quero ressaltar que estamos trabalhando para melhorar o setor cada vez mais”, ressaltou.

De acordo com o Secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, o Governo do Tocantins vem estimulando com boas práticas, segurança jurídica e transparência também o setor produtivo mineral.

“Nenhuma alteração legislativa ou movimento do Governo, acontece sem a discussão com o setor impactado. Tudo o que o governador Wanderlei Barbosa tem feito é nesse sentido, de dar mais transparência no processo desenvolvido pelo poder público, o que reforça a questão de uma ambiência melhor na atração de investimentos. Há uma preocupação muito grande nesse sentido, principalmente no setor industrial”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui