Tocantins busca referência para tratamento de pessoas com deficiências

0
303

No segundo dia de visita ao Estado do Pará, o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, esteve, na terça-feira, 07, no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém. Acompanhado de uma equipe técnica, o gestor buscou as referências em atendimento às pessoas com deficiências, para implantação e implementação nos Centros Estaduais de Reabilitação (CERs), no Estado do Tocantins.

Na ocasião, a comitiva tocantinense conheceu o sistema de informação ABA, aplicado para acompanhar o desenvolvimento de cada paciente, tanto pela equipe multiprofissional, quanto pelos familiares e uma fábrica de próteses, que dá celeridade no atendimento, com equipamentos personalizados.

“Soubemos que o Pará é uma referência em atendimento às pessoas com deficiência e constatamos que o trabalho feito aqui pode ser implementado no Tocantins. Foi para isso que viemos: conhecer e avaliar o que é aplicável dentro da nossa realidade, para que possamos ampliar nossos serviços. Com isso, faremos o que nos determina o governador Wanderlei Barbosa que é levar uma saúde pública com maior eficiência e com a qualidade que a população precisa e merece”, afirmou o titular da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO).

Segundo o diretor operacional do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social, responsável pela administração do CIIR, José Batista Luz Neto, “tudo que fazemos aqui não é difícil de ser replicado. Atendemos a pessoa com deficiência de uma forma ampla, com integração de serviços que vão desde a avaliação, passando pela entregas de prótese, curativos, serviços odontológicos e práticas esportivas”, afirmou.

“Para nós que estamos começando um trabalho específico para a população com deficiência, conhecer as práticas que estão dando certo é de grande importância. A partir desta visita, temos um leque de possibilidades para trabalharmos com nossa equipe e assim atender melhor nossos pacientes”, destacou a superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da SES-TO, Rosa Helena Ambrósio.

No Tocantins a assistência às pessoas com deficiência é feita atualmente nos seguintes estabelecimentos que compõem a rede estadual: Centro Especializado em Reabilitação (CER), em Palmas e Colinas e o Serviço Especializado em Reabilitação (SER), em Porto Nacional e Araguaína.

O CIIR

Fundado há cinco anos, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação, de Belém, atende milhares de famílias, com mais de 25 especialidades. No local são oferecidos: atendimento ambulatorial e serviços de apoio diagnóstico interno e externo. Todos os pacientes acolhidos no local são encaminhados pela Central de Regulação Estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui