Curso Superior de Polícia finalizou suas atividades oficiais nesta quarta-feira, 29

0
239

O Curso Superior de Polícia (CSP) concluiu nesta quarta-feira, 29, suas atividades oficiais com visita técnica à uma das instalações da “Arma dei Carabinieri”, que constitui uma das quatro forças armadas da Itália e que tem mais de 200 anos de existência auxiliando na formação e capacitação de oficiais.

Como etapa final do curso, o corpo de alunos, formado por Tenentes-coronéis da PMTO, PMMA e Delegados da Polícia Civil esteve em uma viagem técnica para conhecer as boas práticas realizadas pelas forças de segurança da Itália. Na programação o grupo pôde visitar a Polizia Di Stato, Arma dei Carabinieri e a Guardia di Finanza, além de participar de palestras diversas sobre o sistema de segurança italiano. Ao final, as experiências serão traduzidas em um relatório que será apresentado ao comando-geral da Polícia Militar e após apreciação, as boas práticas serão aplicadas no Estado.

Para a Tenente-Coronel Lourdes Cristina, acadêmica do Curso, a viagem foi uma experiência única, e destacou a integração das polícias italianas “As forças de segurança da Itália trabalham de forma integrada, assim como é realizado no Tocantins que tem a integração como força motriz para garantir o serviço prestado. Desta experiência levamos a certeza que estamos no caminho certo”.

Do Curso Superior de Polícia (CSP)

O CSP foi promovido pela PMTO e executado pela Academia Policial Militar Tiradentes (APMT), sob a supervisão da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) da PMTO. Se formam no Curso Superior de Polícia, 46 Policiais Militares da PMTO, dois militares da PMMA e seis delegados da Polícia Civil do Tocantins. O curso teve um total de 420 horas aulas, que foram distribuídas em oito disciplinas, com aulas presenciais e presenciais-virtuais.

O especialização trouxe um aprimoramento de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades da alta gerência da Polícia Militar do Estado do Tocantins, habilitando os discentes para o exercício de cargos e funções de gestão estratégica da instituição, além de ser um pré-requisito para o policial militar ascender ao posto de Coronel, desde a alteração legislativa 2.575 de outubro de 2021.

“Estamos muito orgulhosos em chegar ao final do primeiro Curso Superior de Polícia tornando policiais militares aptos a avançarem na carreira, além de capacitar colegas da área de segurança pública a exercer melhor sua função, com mais conhecimento. É um marco histórico para nossa instituição e para o Governo do Tocantins”. Destacou o  Comandante-Geral da PMTO, Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui