HGP é um dos vencedores do Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher

0
176
HOSPITAL GERAL DE PALMAS

O Hospital Geral de Palmas (HGP), maior referência em saúde pública do Estado do Tocantins, foi contemplado com o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, em 2023. A honraria é concedida pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais e não governamentais com trabalhos ou ações destacadas pela promoção ao acesso e qualificação dos serviços de Saúde da Mulher. A indicação da unidade hospitalar tocantinense foi do deputado federal Alexandre Guimarães e a cerimônia de entrega está prevista para dia 31 de maio, em Brasília.

“Muito gratificante este prêmio, pois atendemos com humanização e cuidado, da mesma forma que gostaríamos de ser tratados”, afirmou a coordenadora de enfermagem da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), do HGP, Amanda Moraes.

A enfermeira Luanna Mascarenhas ressaltou que o Prêmio é sinal de reconhecimento e valorização do trabalho desenvolvido no HGP. “Cada um de nós, profissionais, nos empenhamos todos os dias para ofertar uma assistência de forma integral e humanizada aos nossos usuários”.

A premiação repercutiu em toda gestão da saúde do Tocantins. O diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, disse estar honrado. “Esse prêmio veio agregar mais ainda, mostrar os serviços que os nossos servidores vem prestando para a população do Tocantins, principalmente para a saúde das mulheres. É uma honra para nós recebermos este prêmio, para dar mais dignidade e saúde aos usuários”, declarou.

Já o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, frisou o profissionalismo da equipe. “Sempre falo que as nossas unidades possuem equipes de excelência e este reconhecimento aos profissionais que laboram no Hospital Geral de Palmas é muito importante. Agradecemos o olhar do deputado Alexandre Guimarães e parabenizamos a toda equipe que faz do HGP a grande referência que ele é para toda a região norte do país!”

A escolha

Os hospitais são escolhidos por Conselho Deliberativo formado por um representante de cada partido, indicado por seu respectivo líder. A escolha se dá por voto direto. Os cinco indicados mais votados (maioria simples) são os agraciados do ano. “Ainda em campanha eu tive a oportunidade de conhecer o Hospital Geral de Palmas e os profissionais dedicados que tem na unidade e o trabalho que desempenham. Desde que foi apresentado a plataforma para inscrição, não pensei duas vezes e peguei com o Leonardo as informações necessárias e inscrevi o HGP para poder participar desta premiação em nível nacional”, explicou o deputado federal Alexandre Guimarães.

Ainda segundo o parlamentar, 31 unidades passaram nos critérios. “O HGP foi um deles, porque mostrei a assistência humanizada que o hospital oferta às mulheres e aos filhos destas. Estou satisfeito por meus colegas terem entendido a mensagem e pelo reconhecimento do trabalho feito pela equipe da unidade. Parabéns aos servidores, direção, Secretaria de Estado da Saúde e ao Governo do Estado, que oportuniza este trabalho. Esse foi um trabalho nosso, mas acima de tudo um reflexo do que é feito na ponta, por estes profissionais que zelam pela saúde do Tocantins”.

Assistência às mulheres

O Hospital Geral de Palmas possui diversos serviços que buscam garantir o direito e a qualidade de vida da mulher, acolhendo-a e atendendo em sua totalidade todas as necessidades ora necessárias, tais como: Núcleo de atendimento a pessoa em situação de violência; ambulatório de especialidades e oncológico; setor de cirurgias eletivas; serviço de imagem diagnóstica; procedimentos cirúrgicos estéticos de restauração; procedimentos em hemodinâmica e o setor de Humanização.

De janeiro de 2022 ao mês de março de 2023, foram realizados o quantitativo de 71.958 atendimentos no ambulatório de especialidades e oncológico do HGP. Deste quantitativo, mais de 43 mil atendimentos foram exclusivamente em mulheres, proporcionando a elas acesso a mais de 40 especialidades médicas e multiprofissionais no maior serviço ambulatorial do Estado.

Dr. Pinotti

Entre muitas atuações de destaque, José Aristodemo Pinotti, foi médico ginecologista; presidente da Associação Brasileira de Reprodução Humana e Nutrição Materno Infantil (Renumi, 1975-1988); diretor executivo do Centro de Assistência Integral à Saúde da Mulher (CAISM/Unicamp, 1985-1986); presidente da Comissão Científica do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (PAISM, 1988-1992); diretor executivo do Instituto da Mulher do Hospital das Clínicas de São Paulo e chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da USP e secretário Especial da Mulher da Prefeitura de São Paulo.

Desenvolveu inúmeras pesquisas relacionadas ao câncer de mama, teve mais de 1.300 publicações, dentre elas 37 livros científicos e cerca de 450 artigos em revistas e jornais especializados nacionais e estrangeiros. Na política, foi deputado federal eleito por três mandatos. Faleceu em julho de 2009, aos 74 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui