Governador Wanderlei Barbosa alinha tratamento de pacientes oncológicos com o Hospital do Amor

0
338

Garantir atendimento oncológico de qualidade, com a celeridade e a dignidade que a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), tocantinense precisa e merece. Este foi o objetivo principal da reunião do governador Wanderlei Barbosa, com o representante do Hospital do Amor, Henrique Prata. O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira, 19, na Secretaria de Estado da Saúde e teve participação dos secretários da Pasta, Afonso Piva de Santana e Luciano Lima Costa e de representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), da Controladoria-Geral do Estado (CGE); da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento; da Casa Civil e da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).

Na ocasião, foram discutidos os últimos trâmites legais da parceria entre o Governo do Tocantins e o Hospital do Amor. “Sabemos do serviço de qualidade que o Hospital do Amor presta aos pacientes oncológicos e temos trabalhado para que a população tocantinense tenha este atendimento, sem a necessidade de ir até Barretos. Isso vai proporcionar conforto às famílias e agilizar o processo de tratamento e recuperação de quem precisa de cuidados”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

Além do conforto citado pelo governador, segundo o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, “o acolhimento destes pacientes, em solo tocantinense, vai proporcionar economia ao erário público, visto que o Estado do Tocantins investe anualmente mais de R$ 1 milhão só com passagens aéreas e a maioria deste dinheiro é para levar pacientes para tratamento oncológico em São Paulo”, ressaltou.

“Hoje, concluímos os projetos em andamento com o Governo do Tocantins. Estamos alinhando a parceria para que o Hospital do Amor responda por todo o tratamento oncológico SUS do Estado do Tocantins, até o final deste ano. Contamos com o empenho do secretário Afonso Piva e sem falar na gestão do governador Wanderlei Barbosa, que tem abraçado o projeto. Nossa equipe já está mobilizada para prestar, aqui no Tocantins, o mesmo acolhimento humanizado que fazemos em Barretos”, enfatizou.

O Tocantins conta com duas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) habilitadas pelo Ministério da Saúde. As unidades estão localizadas na macrorregião norte (Hospital Regional de Araguaína); e na macrorregião Centro-Sul (Hospital Geral de Palmas) e um serviço de radioterapia terceirizado, em Palmas. As Unacons do Estado realizaram, em 2022, mais de 18 mil procedimentos e quase 3 mil internações e oferecem tratamento em oncologia clínica, hematologia, cirurgia oncológica, radioterapia e braquiterapia e avaliação e diagnóstico em oncologia pediátrica (HGP).

Os principais cânceres diagnosticados no Tocantins são: mama feminina, próstata; colón e reto; traqueia, brônquio e pulmão; estômago; colo do útero; glândula tireoide; cavidade oral; linfoma de hodgkin e leucemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui