Igeprev comemora 34 anos com investimento no acolhimento previdenciário

0
165

Aproximadamente 1,5 mil benefícios, como Abono de Permanência, Certidão por Tempo de Contribuição (CTC), revisão de benefício, pensão por morte, entre outros, foram concedidos nesse primeiro semestre de 2023, pelo Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO), que celebra nesta segunda-feira, 31, 34 anos de muitos desafios, conquistas e realizações, ao longo de uma história contada com a participação de cada segurado e beneficiário, dentro de uma gestão integrada do Governo do Tocantins.

Com a Certificação Nível II, do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Pró-Gestão RPPS), a implantação das boas práticas de gestão tem sido uma realidade, assim como uma constante preocupação para uma gestão integrada e colaborativa, no intuito de contribuir para que não haja descontinuidade ou retrocessos na gestão previdenciária do Estado do Tocantins.

Imbuído nesse comprometimento, o Igeprev está implantando importantes ações e projetos voltados para o atendimento mais humanizado e um acolhimento previdenciário de qualidade aos segurados e aos beneficiários do Instituto.

Núcleo de Acolhimento Previdenciário

Uma das ações que está em fase inicial de implantação e conta com a importante parceria da Junta Médica da Secretaria de Estado da Administração (Secad) é o Núcleo de Acolhimento Previdenciário (NAP), que tem como objetivo atender os beneficiários e os segurados do Instituto, em alguns segmentos multidisciplinares como o apoio e o acolhimento psicológico e psicoterapêutico, além de outras áreas afins da saúde; já no campo previdenciário e de Gestão de Pessoas, o atendimento é voltado para o momento de preparação para aposentadoria e, após o ingresso como beneficiário, dentro de um arcabouço de possibilidades mediante aplicabilidade da Educação Previdenciária do Pró-Gestão RPPS, com um Programa de Orientação para Aposentadoria, Acolhimento e de Boas-Vindas.

“O referido projeto pretende estabelecer uma comunicação externa e uma ponte assertiva de acolhimento, com ações voltadas para a Educação Previdenciária e interatividade entre o Igeprev, outros órgãos, poderes, instituições, os segurados e os beneficiários, cuja finalidade é a de oferecer o auxílio necessário dentro das devidas orientações, para que esse segurado e/ou beneficiário tenha um atendimento de qualidade e com proficiência dos serviços prestados pelo Instituto, de modo a assegurá-lo mais qualidade de vida e caminhos norteadores que o encaminharão para ações qualitativas de uma longevidade mais tranquila e segura”, destaca o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima.

Programa de Estágio – Jovens +

Já o Programa de Estágio – Jovens +, que também está sendo implantado, tem como finalidade oportunizar aos aposentados (beneficiários) do Igeprev, que se enquadrarem às oportunidades oferecidas, a se integrar como estagiários no Instituto, por meio do Programa Oportunidade Jovem da Secad, cujo programa não tem uma idade limite.

“Trocar experiências de cunho profissional e também de vida com os servidores do Instituto, em um estágio pós-aposentadoria é apenas uma das vertentes do Programa de Estágio Jovens +, para poder contribuir de maneira integrada com a gestão, na troca compartilhada de experiência profissional e de vida para os demais colegas, nessa troca mútua de aprendizados cotidianos, além de atender aos anseios não só dos beneficiários, mas assim como também dos segurados e dos servidores do Instituto, em alguns segmentos multidisciplinares de apoio, acolhimento psicoterapêutico e previdenciário, de uma gestão integrada e participativa”, pontua a servidora do Igeprev, Morgana Taíse.

Prêmio IEL de Talentos 2023

Além dessas ações, o Igeprev também comemora a participação como finalista em duas categorias, com três projetos de servidores e estagiários do Instituto, no Prêmio Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Talentos 2023. A premiação será realizada no dia 24 de agosto, no auditório do Cetec, em Palmas.

Na categoria Empresa Inovadora, o projeto finalista é o programa de estágio Jovens +, dos servidores Morgana Taíse e Sharlles Fernando. Já na categoria Estagiário Inovador, os dois projetos finalistas são Bem-Vindo Estagiário, da estagiária da Asseria de Comunicação (Ascom), Maria Karolina Oliveira Vieira, tendo como supervisora a servidora Morgana Taíse; e o Rolê Estagiário, do estagiário da Secretaria dos Colegiados (Secol), Luis Fernando Santos de Oliveira, tendo como supervisor, o servidor Wanderson Gomes Sousa.

“É muito significativo como estagiária estar envolvida e contribuindo no ambiente onde trabalho. Ser reconhecida pelo Prêmio IEL é muito gratificante e incentivador”, salienta a estagiária Maria Karolina.

“É com imensa gratidão e entusiasmo que recebi a notícia de ter sido um dos finalistas no Prêmio IEL de Talentos, Estagiário Inovador. Gostaria de expressar minha profunda gratidão a toda a equipe responsável”, ressalta o estagiário Luis Fernando.

“Os projetos finalistas do Instituto convergem na inovação e no objetivo da busca de soluções inteligentes para as instituições. Dessa forma, parabenizo os estagiários finalistas e toda a equipe pelo notório trabalho realizado, além dos agradecimentos ao IEL pelo reconhecimento. Como supervisor, partilho a importância da categoria  Estagiário Inovador, do prêmio IEL de Talentos, no incentivo e na promoção de projetos com grande potencial de contribuir para a melhoria da rotina organizacional”, destaca Wanderson Gomes.

Para o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando, o Instituto conta com a parceria interdisciplinar e intersetorial de serviços em sua plenitude para o devido suporte e a implantação de propostas que têm como finalidade proporcionar o bem-estar e mais qualidade de vida aos segurados e aos beneficiários. “A implantação das boas práticas de gestão contribuem sobremodo, como um marco na história previdenciária do Estado do Tocantins, na condução assertiva e transparente de uma gestão comprometida com os deveres e os direitos previdenciários de cada segurado e beneficiário do Igeprev. Esse reflexo está nas ações e nos projetos implementados pelo Instituto, e que recebem também o reconhecimento de instituições consolidadas como o IEL, representando assim, uma gestão integrada, participativa e compartilhada com aproximadamente 19 mil aposentados e pensionistas, civis e militares”, enfatiza Sharlles Fernando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui