Governo do Tocantins lança projeto Escola de Emoções aproximando famílias com o ambiente escolar

0
141

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou nesta segunda-feira, 14, no Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas, o programa Escola de Emoções. A ação faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) e visa implementar o ensino socioemocional nas escolas públicas de todo o território tocantinense.

Na ocasião, o vice-governador, Laurez Moreira, destacou a importância de iniciativas que fortaleçam a comunidade escolar. “Fico muito feliz em participar desse momento importante para a nossa educação. Nós temos que investir cada vez mais nesta área e o governador Wanderlei Barbosa já vem tendo atenção com essa pauta, principalmente com a valorização dos profissionais da educação. E temos aqui um projeto que vai trabalhar com sensibilidade as emoções das pessoas que estão no âmbito escolar e fora dele também, haja visto que as famílias também serão abraçadas pelo projeto”, afirmou Laurez Moreira.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, ressaltou o papel da educação na vida dos estudantes e comentou, com otimismo, que o Tocantins tem potencial para realizar um excelente projeto, que vai fazer o diferencial na comunidade escolar. “O projeto vai capacitar os profissionais da educação, que vão criar todo um ambiente dentro da escola para trabalhar as diretrizes da Escola de Emoções. Vamos trabalhar o ser humano, respeitando toda a conjuntura de estudante, professores e famílias. Queremos escutar esse público. Sabemos que o estudante tem que ser prioridade e o estado do Tocantins, hoje, é um dos protagonistas do Brasil no que se trata do profissional dentro do ambiente escolar, então temos certeza de que o projeto será um sucesso”, expressou o secretário.

A senadora Dorinha Seabra, que também participou do evento, destacou como a inteligência emocional na área da educação é importante para a formação dos alunos, dos professores e parabenizou o Governo pela iniciativa. “Quando discutimos educação, a empolgação é palpável. Sou professora e conheço a realidade desse universo. Precisamos lidar com a inteligência emocional e, hoje, a configuração é outra. Temos o reconhecimento do ser humano completo, com suas emoções, o que influencia nas suas relações com o próximo. Fico feliz em saber que o Governo do Tocantins está com uma iniciativa como essa”, comentou a senadora.

Escola de Emoções

O projeto foi pensado na integração da educação socioemocional em todas as instituições educacionais do Tocantins, sendo elas escolas do Estado e dos municípios. A ação consiste na distribuição de recursos didáticos personalizados, abrangendo alunos, pais e professores. Tais recursos são adaptados ao nível de aprendizado e ao ensino no setor público, estando em conformidade com as competências socioemocionais delineadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A Escola de Emoções engloba treinamento quanto à eficaz utilização dos materiais, bem como instrução sobre os contextos de vulnerabilidade social e os fatores biopsicossociais que impactam adversamente crianças, adolescentes e profissionais inseridos no sistema público de ensino. Para além de ser uma proposta de educação voltada ao crescimento emocional e à otimização do desempenho de professores, orientadores e coordenadores, essa iniciativa também está alinhada às políticas nacionais que visam reduzir os riscos sociais enfrentados pelos estudantes da rede pública, englobando crianças e jovens. Isso abarca inclusive a atenuação das ameaças de episódios violentos no ambiente escolar.

Atuando na educação há mais de 30 anos, Gina Gonzaga achou a iniciativa excelente. Orientadora educacional no Colégio Estadual Irmãos Filgueiras, no município de São Bento, na região do Bico do Papagaio, Gina comentou como o projeto é oportuno para o atual momento, principalmente em cidades mais distantes da Capital. “Nós que trabalhamos com orientação educacional, lidamos muito com adolescentes e sabemos a necessidade de trabalhar com emoções, principalmente com esses alunos que, para aprender, precisam ser respeitados, ouvidos e amados. As escolas trabalhando com essas ações ajudam muito, o nosso município agradece a iniciativa do governo”, comemorou Gina.

Ainda durante o evento, foram entregues kits com materiais pedagógicos do projeto, direcionados para professores, estudantes e famílias. Além de livros, os kits contam com material digital que vão dar sustento na implementação do projeto. Também serão realizadas capacitações presenciais com esses materiais em cinco regionais de educação, nas cidades de Araguaína, Araguatins, Gurupi, Dianópolis e Palmas. Os materiais são para todas as escolas estaduais e municipais do Tocantins.

 

GUILHERME LIMA/ALDEMAR RIBEIRO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui