Unitins forma 1ª Turma de Tecnologia em Segurança Pública com 75 bombeiros militares do Tocantins

0
136

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou nessa terça-feira, 15, a solenidade de Colação de Grau Oficial da 1ª Turma de Tecnologia em Segurança Pública do Câmpus Palmas. O evento ocorreu no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso. A cerimônia foi presidida pelo reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, e contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBM-TO), coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, visto que esta turma concluinte era composta exclusivamente por soldados da corporação. Na mesa de autoridades, também estavam o diretor do Câmpus Palmas, professor Ulisses Cunha; e a coordenadora do curso, professora Sonia Maria Moreira de Sousa.

A primeira turma do curso recebeu o nome de Turma Soldado F Gomes, como uma homenagem dos formandos ao colega Felipe Gomes, que faleceu em um acidente de trânsito no último mês de junho e participaria da solenidade com seus pares. A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, além da coordenadora acadêmica da Unitins, professora Tais Bogo Monteiro, como representante da pró-reitora de Graduação, professora Alessandra Ruita Czapski; bem como familiares e amigos dos formandos, chegando a mais de 400 convidados que lotaram o auditório.

Os 75 formandos que receberam a outorga de grau são soldados do Corpo de Bombeiros do Tocantins. O curso foi implantado no Câmpus de Palmas da Unitins em 2022, com duração de três semestres, a partir de um Termo de Cooperação Técnica assinado pelas duas instituições, que prevê que os candidatos aprovados no concurso da CBM-TO de 2021 fariam o curso superior na Unitins como estratégia do Governo do Tocantins para qualificar ainda mais os novos militares no serviço prestado à sociedade. A aula inaugural do curso foi realizada no dia 16 de fevereiro de 2022 e contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa (clique aqui para conferir a matéria sobre a aula inaugural).

A parceria entre Unitins e Corpo de Bombeiros resultou no primeiro curso superior de formação em Tecnologia em Segurança Pública do Tocantins, colocando o estado no rol daqueles que praticam a integração entre academia e segurança na sua formação em todos os níveis, e não apenas na formação de praças e soldados.

“Os candidatos cursam as disciplinas de Tecnologia em Segurança Pública em paralelo ao curso de formação. Essa é a primeira turma que nós formamos, uma parceria que só veio a agregar para ambas as instituições. Percebemos que os alunos são muito disciplinados”, avaliou a coordenadora Sônia Maria, que desejou sucesso aos novos profissionais. “Estou mais feliz ainda porque nós já tivemos alunos que já passaram, inclusive, no concurso para subir de patente, antes mesmo de terminar o curso conosco”, completou Sônia Maria.

O diretor do Câmpus Palmas, Ulisses Franklin Carvalho da Cunha, reforçou que o Corpo de Bombeiros é sempre muito bem-vindo à Universidade. “Essa é uma parceria que muito nos alegra, visto que, por meio dos bombeiros e das bombeiras, a Universidade se faz presente em outros espaços”, ressaltou o diretor.

O comandante-geral do CBM-TO, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, considera esta primeira formatura como um marco importante. “Nós trouxemos a graduação para o nosso curso de formação, para valorizar a nossa formação e, por consequência, também a nossa carreira. Para que o soldado suba as suas graduações é exigido que se tenha o curso superior completo. Agora, com a Unitins como parceira, a carreira se torna mais acessível para todos os recém-formados. Eles poderão participar da seleção para ser oficial. Além disso, passamos a valorizar a instituição ainda mais e ter maior qualidade no serviço público prestado por meio da formação adequada”, reforçou o coronel.

O coronel Farias também relatou que “queremos engrandecer cada vez mais os serviços que prestamos à sociedade, com especializações específicas para a nossa carreira e fazemos questão de trabalhar essa ideia ao lado da Unitins. Conhecemos o potencial da Unitins e o que ela representa para o Estado”, concluiu.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, comemorou a parceria e o trabalho iniciado há dois anos ao lado do Corpo de Bombeiros. “Hoje, a Unitins entrega mais 75 novos profissionais aptos a atenderem a população de forma técnica, ética e transformadora. A nossa intenção era melhorar a qualidade de serviço à população, afinal, profissionais titulados tendem a entregar serviços mais eficazes e eficientes”, pontuou.

A solenidade

A noite já começou com muito orgulho. A formanda Daiane Araújo Machado chegou cedo para vestir a beca. O pai, José Marilucio Araújo Costa, estava radiante com a conquista da filha. “É um prazer muito grande que a gente tem como pai, de ter essa emoção em curtir a formatura de uma filha. É maravilhoso ver que ela já tem a carreira de bombeira e, agora, com a faculdade feita. É uma filha guerreira”, informou com os olhos brilhando de orgulho da filha.

Daiane contou que se preparava para o concurso dos bombeiros desde o ensino médio e não contava que, além de concursada, também conquistaria a graduação em Tecnologia em Segurança Pública pela Unitins. “É uma experiência nova para mim, é a minha primeira graduação. Eu me sinto realizada. É uma nova etapa. São portas que se abrem para novos caminhos”, relatou.

Gabriel Sousa Assunção foi convidado a fazer o juramento do curso em nome da turma. Em seguida, foi a vez de Daiane, ao lado de seu colega Thiago Baltazar dos Santos, receberem a Outorga de Grau concedida pelo reitor da Unitins, Augusto Rezende, representando todos os colegas.

O formando Rafael Teles Pereira foi o escolhido pelos formandos como orador da turma. Ele agradeceu à Unitins e reafirmou que os compromissos expressos nos canais oficiais foram praticados durante toda a formação da 1ª Turma de Tecnologia em Segurança Pública. “Obrigado por hoje sermos mais do que éramos em dezembro de 2022. Que a tradição pluralista e acolhedora de diferentes filosofias e convicções continue a estimular diálogos culturais, científicos e educacionais expressos no ensino, na pesquisa e na extensão”, destacou Rafael.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui