Com Cadastro da Agricultura Familiar em mãos, agricultores comemoram oportunidade de acessar programas governamentais

0
126

Uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), oportunizou a emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) a diversos produtores rurais de Colinas e região, garantindo o seu acesso a políticas públicas do Governo. A força-tarefa ocorreu nesta quarta-feira, 6, no estande do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) durante a Exposição Agropecuária de Colinas (Expocolinas).

O presidente do orgão rural, Washington Ayres, destacou que CAF é um documento essencial para que os produtores rurais possam acessar programas do governo, como compra direta e o Programa Alimenta Tocantins, receber assistência técnica e, em muitos casos, garantir a segurança financeira de suas atividades.

 “Estamos executando o Dia do CAF nessa importante cidade. Esta é uma ação determinada pelo governador Wanderlei Barbosa, exatamente pela grande importância que tem o produtor e a produtora para a agricultura familiar. Então, fizemos esse chamamento para que os produtores aqui dessa região viessem fazer o cadastro para poder garantir o seu acesso a políticas públicas como compras institucionais, assistência técnica, linhas de crédito e muitos outros benefícios” , destacou o presidente Washington Ayres.

Com o documento em mãos, os produtores de ovos e galinha caipira melhorada, da chácara Pais e Filhos do Assentamento Guará, em Colinas, Maria Aparecida Correa Sufiati e Hélio Fernandes Passos agradeceram o atendimento e a oportunidade de agora poderem acessar programas governamentais, e melhor a sua produção.

“Estamos muito felizes de receber essa oportunidade e agradecemos demais. Viemos por orientação de uma técnica do Ruraltins, e acredito que agora com o CAF vamos ter mais facilidade e poder participar de programas do Governo, vender nossa produção por meio do compra direta, e também ter acesso a financiamento para investir e melhorar nossa produção”, comemorou Maria Aparecida.

Os pescadores da Colônia de Pesca de Palmeirantes, Maria dos Anjos Barros e Wilson Correia da Silva, também aproveitaram a oportunidade para realizar o Cadastro da Agricultura Familiar. Esse passo não apenas legitima sua atividade de pesca, mas também lhes garante o acesso a benefícios importantes, como a coleta do seguro durante o período da Piracema, que é essencial para a preservação e manutenção dos recursos aquáticos da região.

“O seguro esse ano vai ser cedo, mês de outubro. Então nós precisamos dar a entrada agora, e só podemos dar entrada nesse seguro se tivermos o cadastro nesse programa do Governo. Como não podemos pescar no Período da Piracema, recebemos do Governo um salário que ajuda na nossa despesa”, destacou Maria do Anjos.

Essa iniciativa não só fortalece a economia rural, mas também contribui para o desenvolvimento sustentável do estado, promovendo a preservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais.

Além de Colinas essa força-tarde vai ocorrer em todo o estado na realização da Semana CAF, entre os dias 11 a 15 de setembro, contemplando os 139 municípios tocantinenses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui