Governador Wanderlei Barbosa defende direitos dos municípios na reforma tributária durante encontro de governadores

0
117

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) se reuniu nesta sexta-feira, 29, no município de Rio Quente (GO), para o Fórum de Governadores do BrC, quando foi colocado em pauta prioridades para a gestão de política econômica e políticas públicas desses estados. Os governadores pontuaram os desafios e as soluções que precisam ser defendidas acerca da reforma tributária, do marco temporal de terras indígenas e da segurança pública.

Todos os governadores dos estados membros do Consórcio BrC estavam presentes. Além do governador Wanderlei Barbosa, são eles: o governador do Mato Grosso e presidente do BrC, Mauro Mendes, o governador de Goiás e anfitrião do evento, Ronaldo Caiado, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Corrêa, o governador do Maranhão, Carlos Brandão e o governador de Rondônia, Marcos Rocha.

Em seu discurso, ao falar sobre a reforma tributária, o governador Wanderlei Barbosa evidenciou  o caráter municipalista de sua gestão, ao sair em defesa das prefeituras, nos pontos ligados ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). ”Eu acompanho de perto a dificuldade dos nossos prefeitos em manter as contas em dia, até mesmo a folha de pagamento, e a maioria dos nossos municípios dependem do FPM. Essa preocupação deve ser de todos nós, dos estados e também do Governo Federal, porque cuidar dos municípios é cuidar do nosso povo”, afirmou.

O Governador foi aplaudido pelos demais governadores e pelo público de aproximadamente 100 pessoas ao afirmar que os estados precisam defender os interesses coletivos na reforma tributária. “Precisamos simplificar o nosso sistema tributário? Sim, mas a construção precisa ser coletiva. Talvez o Tocantins perca menos do que Goiás, mas a nossa economia está interligada, e portanto, preciso defender que nenhuma reforma que tramite no Congresso Nacional cause perdas para qualquer estado brasileiro, ela precisa ser moldada para todos”, afirmou.

Segurança pública

Além da reforma tributária, outra pauta sobre a qual os governadores do BrC têm obtido resultados significativos ao trabalharem de forma conjunta é a Segurança Pública. Durante o encontro os governadores assinaram um Protocolo de Intenções, que estabelece o compromisso de esforços mútuos na promoção de ações de segurança pública. O desafio mais evidente é o combate ao crime organizado que vem crescendo no na região centro oeste e norte do país, situação para o qual os estados já estão trabalhando ações conjuntas.

O governador Wanderlei Barbosa, citou como exemplo de sucesso desse modelo de gestão da segurança pública a Operação Canguçu, realizada entre os meses de abril e maio, com o objetivo de capturar uma quadrilha de assaltantes que cometeu crimes no Mato Grosso. A bem sucedida operação de captura envolveu os estados de Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Pará e Minas Gerais. “Uma situação complexa para qualquer estado, mas que de forma conjunta obtivemos um êxito difícil de ser alcançado de forma isolada. Nós acreditamos que da mesma forma, juntos, podemos resolver diversos outros grandes desafios de segurança pública dos estados”, afirmou.

Consórcio Brasil Central 

O BrC tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico e social da região, de forma integrada e por meio da cooperação entre as Unidades Federativas para tornar a região ainda mais competitiva. Criado em 2015, por meio de Protocolo de Intenções e normatizado pelo Estatuto do Consórcio, o BrC possui em sua estrutura uma Secretaria-Executiva, que elabora e executa as ações, programas e projetos do Consórcio, principalmente nas áreas relacionadas à agropecuária, logística, empreendedorismo, inovação e processo de articulação internacional em fase inicial.

 

Jaciara França/Vinícius Santa Rosa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui