Governador Wanderlei Barbosa prestigia VII Expoagra de Augustinópolis e realiza entrega de produtos agrícolas para fortalecer o plantio na região do Bico do Papagaio

0
110

Um dos maiores eventos na região do Bico do Papagaio, a VII Exposição Agropecuária de Augustinópolis (Expoagra), terminou neste sábado, 7. O governador Wanderlei Barbosa participou e trouxe importantes novidades para fortalecer a agricultura local. O evento ocorreu no Parque de Exposições de Augustinópolis e atraiu um grande público, consolidando-se como uma celebração das potencialidades agropecuárias da região.

A Exposição Agropecuária de Augustinópolis (Expoagra), é um evento anual que destaca o potencial agrícola e pecuário do Bico do Papagaio. O evento que está na sua sétima edição, desempenha um papel fundamental ao proporcionar um espaço para que produtores locais mostrem seus produtos e serviços, além de fomentar o desenvolvimento econômico da região.

Durante sua participação na Expoagra, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância do evento para a economia local. “A Expoagra é uma vitrine para o Bico do Papagaio e toda a região. É aqui que podemos ver o potencial e a dedicação dos nossos agricultores e pecuaristas, para nós é uma grande satisfação estar aqui. Sabemos da potencialidade dessa região, um lugar de gente trabalhadora e de garra, garanto que estaremos dando todo suporte para aqueles e aquelas que trabalham no setor agro, sendo pequeno, médio ou grande produtor”, destacou o Governador.

O prefeito da cidade de Augustinópolis, Antônio Caires de Almeida, falou sobre a relevância da Expoagra para a cidade e agradeceu o apoio do Governo do Tocantins no fortalecimento da agricultura local. “O que o governador Wanderlei Barbosa está fazendo aqui em nossa cidade, e também na região, é algo inédito. Nunca tivemos um gestor com tanta dedicação ao Estado, somos muito gratos por isso. A nossa festa é muito bonita, a Expoagra não é só de Augustinópolis, mas de toda a região do Bico do Papagaio, ficamos honrados com a presença do Governador”, pontuou o prefeito.

Mesa Farta

Na oportunidade, o governador Wanderlei Barbosa, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), entregou kits com sementes de milho e feijão como parte do Programa Mesa Farta, que tem como objetivo fortalecer a produção de alimentos na região, contribuindo para a segurança alimentar das famílias tocantinenses. Os kits foram distribuídos para 25 municípios da região.

O programa Mesa Farta desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio da Seagro, consiste na distribuição de sementes de frutas e hortaliças aos agricultores familiares, possibilitando a geração de renda e alimentos para cerca de 10 mil famílias nas comunidades rurais do Tocantins.

Nos kits do programa constam diversos tipos de sementes como: alface, salsa, cebolinha, coentro, couve, jiló, maxixe, melancia, pepino, pimenta de cheiro, malagueta, pimentão, quiabo, tomate, abóbora, maracujá e mamão. E ainda, dois potes de adubos de 3 kg cada.

Para o secretário da Seagro, Jaime Café, a participação do Governo do Tocantins no evento é de suma importância, visto a parcerias, como o Mesa Farta, que impulsionam o desenvolvimento agrícola da região. “Estamos no berço da agricultura familiar no norte do Estado. O Governador escolheu aqui para reiniciar o programa e todos os municípios do Tocantins vão ser beneficiados, por meio do Mesa Farta. Estar na  Expoagra, com iniciativas tão benéficas para região, nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou o secretário.

VII Expoagra

VII Expoagra de Augustinópolis iniciou dia  30 de setembro e finalizou a programação no dia 7 de outubro, no Parque de Exposição Agropecuária da cidade. A Expoagra de Augustinópolis destaca as potencialidades agropecuárias do norte do Estado, na área conhecida por sua produção agrícola e pecuária. A feira é anual e é considerada a maior do gênero na região do Bico do Papagaio, reúne produtores locais, expositores, e a população em geral em um ambiente onde são apresentados produtos e serviços relacionados ao setor agropecuário.

Além de promover o agronegócio regional, a Expoagra desempenha um papel fundamental no estímulo à economia local, gerando oportunidades de negócios, empregos temporários e fomentando o turismo na região. O evento também conta com programação cultural, com a realização de shows musicais e competições de rodeio.

São Bento

Ainda na região do Bico do Papagaio, o governador Wanderlei Barbosa compareceu na final da Copa Tá no Grale, campeonato de futebol promovido pelo vereador de São Beto, Ernandes Fernandes. O evento ocorreu na cidade de São Bento e o nome da copa é uma alusão ao famoso bordão do humorista e cantor, Evoney Fernandes, que é natural do município.

 

Guilherme Lima/Aldivan Nogueira – ASCOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui