Governo do Tocantins garante suporte tecnológico e estrutural para Caravana Federativa ser sucesso no Estado

0
112

O Governo do Tocantins, por meio de comitê formado por sete secretarias de Estado, forneceu todo o suporte tecnológico e estrutural para que o Governo Federal pudesse realizar a 4ª edição da Caravana Federativa em Palmas, nos dias 9 e 10 de outubro. Todos os ministérios, além de órgãos, autarquias e instituições bancárias ligadas à Presidência, estiveram no Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, oferecendo atendimento e serviços.

Algumas pastas lidam com dados sigilosos, como é o caso do Ministério da Saúde (MS). A assessora de comunicação do departamento de gestão interfederativa e participativa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (MS), Mônica Saavedra, esteve responsável pelo atendimento inicial dos visitantes e contou que, a todo momento, técnicos e servidores da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) compareciam ao local para certificar de que tudo estava funcionando bem.

“Estamos tendo todo o suporte necessário para prestarmos um bom atendimento ao cidadão e esse é o foco da Caravana. Trabalhamos com dados muito sensíveis, então a gente precisa de uma boa internet, com velocidade e constância. Isso é fundamental para que o atendimento seja feito de forma eficiente, porque os nossos técnicos precisam fazer muitas consultas e acabam entrando em mais de um sistema”, explicou a assessora que, também avaliou como positiva a estrutura física disponibilizada.

A superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal, Maria Gabriela Liberano, reforçou que a Caixa lida com dados importantes de clientes, tanto pessoa física quanto jurídica e, com o suporte tecnológico prestado pelo Governo do Tocantins, não houve preocupação com possível vazamento de dados. “Tiramos muitas dúvidas de prefeitos e secretários municipais, fizemos relacionamento com muitos entes públicos, assinamos alguns contratos de repasse, de folha de pagamento, então estamos muito felizes com o resultado dessa Caravana”, pontuou Maria Gabriela.

“Assumimos com muito afinco a responsabilidade de garantir o suporte tecnológico da Caravana, mobilizando dezenas de servidores a fim de garantir todo suporte às demandas de credenciamento, internet e estrutura tecnológica, por entender a importância desse evento para a orientações de projetos e serviços do Governo Federal aos municípios tocantinenses”, destacou o presidente da ATI, Alírio Felix Barros, um dos membros do Comitê montado pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, para a realização do evento no Tocantins.

Parceria 

Neste ano de 2023, o Governo do Tocantins executou ações que fortaleceram a parceria e a presença do Estado no Planalto Central. O secretário extraordinário de Representação do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini Júnior, destacou que esta integração é positiva e que a criação desta secretaria, pelo governador Wanderlei Barbosa, viabilizou o andamento de projetos e processos. “O governador está muito próximo do Governo Federal. Os ministros têm atendido Wanderlei com frequência em Brasília, assim como eles têm vindo ao Tocantins com frequência, também”, ressaltou. “O Tocantins ser o quarto estado a receber a Caravana Federativa é um prestígio e motivo de orgulho. Só no primeiro dia, tivemos mais de 1,8 mil pessoas transitando por aqui”, comemorou o secretário, ao classificar o evento como sucesso.

“Tivemos muitas lideranças políticas do interior aqui na quinta e conseguimos fechar, o primeiro dia, com mais de 1,1 mil atendimentos, o que é um número significativo para um Estado que tem 139 municípios”, observou o secretário especial adjunto de assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e lidera a gestão da Caravana Federativa, André Ceciliano, ao comparar os atendimentos consolidados em estados que possuem mais de 400 municípios. Para ele, o que chama a atenção é a organização. “Quero agradecer o governador Wanderlei Barbosa e todo o seu pessoal que nos apoiou desde o início. Está tudo muito organizado, não tivemos problemas com a rede lógica e nem no cadastramento, então eu diria que tudo está perfeito”, pontuou.

O Governo do Tocantins possibilitou que a Caravana fosse uma das mais elogiadas até o momento. Quem comenta é o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Deocleciano Gomes. “O retorno que estamos tendo, tanto dos participantes quanto do Governo Federal, é muito positivo. Eles ficaram bastante satisfeitos com o apoio estrutural e tecnológico. Nós conseguimos organizar a contento”, afirmou Deocleciano, ao salientar que pendências que poderiam levar anos ou meses para serem solucionadas, estão sendo resolvidas com a Caravana Federativa.

Comitê 

O Comitê de Organização da Caravana Federativa no Tocantins é composto pela Casa Civil; a Secretaria Extraordinária de Representação do Tocantins em Brasília; a Secretaria Executiva da Governadoria; a Agência de Tecnologia da Informação (ATI); e as Secretarias de Estado da Educação (Seduc); Comunicação (Secom); e Turismo (Setur).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui