Cobras em Paraíso do Tocantins: Comandante do Corpo de Bombeiros orienta população

0
1298

Da Redação

Pelo menos duas famílias já foram pegas de surpresas ao perceberem em suas residências a presença de cobras durante esta semana. Casos aconteceram em dias seguidos no Setor Jardim Paulista, região norte da cidade.

Em um dos casos, uma moradora estava sentada no sofá e a cobra embaixo da almofada. Ela foi alertada pelo próprio filho que teria perguntado: “mamãe o que é isso ai?” Para surpresa dela, era uma cobra.

COBRA ENCONTRADA NESTA QUINTA (30/11) EM SOFÁ RESIDÊNCIA DO SETOR JARDIM PAULISTA – PARAÍSO -TO.

No segundo caso, a moradora encontrou uma cobra jiboia na manhã desta sexta-feira, 01 de dezembro, em seu quintal. Assombrada, ela comunicou ao Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura que, imediatamente, acionou o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil municipal.

COBRA ENCONTRADA TAMBÉM EM RESIDÊNCIA DO JARDIM PAULISTA NESTA SEXTA (01/12) PARAÍSO -TO

Devido a esses e outros casos já registrados, nossa Reportagem buscou informações junto ao Comandante do Corpo de Bombeiros de Paraíso, Tenente Vanderley, que repassou as seguintes orientações à população:

De acordo com o Comandante, a primeira atitude que uma pessoa deve ter ao encontrar uma cobra em sua residência, seja no quintal ou dentro de casa, é ligar 193, que é o número do Corpo de Bombeiros.

Segundo ato, é nunca mexer com o animal. Tenente Vanderley explica que, dependendo da espécie, a cobra pode se sentir ameaçada e partir pra cima da pessoa.

“Tem cobra que chega a correr atrás das pessoas se ela se sentir acoada. É uma questão de instinto” disse o Tenente.

Outra orientação é nunca tentar matar o animal. Deixe que a equipe dos Bombeiros irá verificar, capturar a cobra e soltar em seu habitat natural.

Ainda de acordo com o Comandante, o aparecimento de cobras em residências nesta época do ano é mais frequente devido às chuvas e alagamentos.  “Elas sempre procuram um local seco para se proteger” lembrou.

Desmatamentos e queimadas também são fatores apropriados.

Outro problema que contribui para trazer as cobras para perto das residências são os lotes baldios. Nesses locais, além de estarem protegidas na época das chuvas elas encontram alimentos como ratos e outros insetos.

“Importante avisar que as pessoas que costumam guardar calçados e roupas em áreas ou locais onde as cobras possam ter acesso, que verifiquem esses materiais antes de usarem. geralmente elas se escondem dentro de sapatos ou nas roupas” avisou o Tenente.

As cobras são animais predadores que costumam se esconder para surpreender suas presas. Portanto, o seu lote ou quintal será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo, tais como grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo ou algo parecido.

Como o Estado do Tocantins fica localizado na região amazônica, as cobras encontradas com maior frequência são a  jiboia, jararaca, cascavel, caninana, surucucu e as corais-verdadeiras.

Não esqueça: a cobra chegou à sua residência? Lembre-se das orientações do Corpo de Bombeiros e ligue imediatamente 193.

Aproveite e faça a limpeza geral de seu quintal ou peça para o proprietário do lote baldio, que fica perto de sua residência, limpá-lo imediatamente. No caso de Paraíso do Tocantins, o Setor Jardim Paulista é um exemplo de local que contém muitas áreas livres com excesso de mato e muita sujeira.

DETALHE: As mesmas orientações servem para qualquer lugar do País.

Feliz Natal!

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui