Agência de Metrologia fiscaliza mais de 12,7 mil produtos em seis municípios tocantinenses

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Tanto para as empresas, quanto para os consumidores, é de extrema importância a atuação da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que visa garantir qualidade, segurança e confiabilidade dos produtos oferecidos nos estabelecimentos comerciais no Estado.

Nesse sentido, a área da Qualidade e Avaliação da Conformidade da Agência está sempre em campo, fiscalizando estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas no Tocantins, em especial, no que diz respeito às mercadorias certificadas, que são aquelas que devem ter o Selo Inmetro.

No mês de novembro, os agentes metrológicos da área realizaram 58 visitas técnicas em seis municípios do Tocantins: Palmas, Porto Nacional, Fátima, Aliança do Tocantins, Santa Rosa e Silvanópolis, totalizando 2.036 ações de fiscalização e 12.773 produtos fiscalizados. Desse montante, 22 produtos – Adaptadores – apresentaram irregularidades (ausência do Selo Identificação da Conformidade Inmetro) e foram apreendidos. Também foram recolhidos produtos têxteis para análise laboratorial.

Fiscalização da área de Qualidade

Regulamenta e fiscaliza diversos setores, visando proteger o consumidor e promover um ambiente de negócios justo e seguro.

A certificação é o instrumento de proteção ao consumidor, o qual atesta que o produto cumpre os requisitos das Normas ou Regulamentos Técnicos. A certificação compulsória (obrigatória) é determinada para produtos que coloquem, de alguma forma, a vida ou a saúde do consumidor em risco. Esses produtos são fiscalizados pela Agência de Metrologia no momento da sua comercialização e, por isso, devem conter a marca do Inmetro. Dentre os produtos certificados estão brinquedos, eletrodomésticos, eletroportáteis, dispositivos elétricos, extintores de incêndio, entre outros.

A presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira destaca que “o trabalho da área de Qualidade da Agência é fundamental para a harmonia nas relações comerciais de consumo, especialmente por proporcionar credibilidade à sociedade”, informa a gestora da pasta.

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