Em Caseara, Naturatins promove alinhamento e monitoramento da brigada Gavião Fumaça

0
106

O Parque Estadual do Cantão, localizado no município de Caseara, foi o cenário escolhido para o encerramento das atividades da brigada Gavião Fumaça, de 2023. Promovido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, o evento tem como objetivo apresentar o resultado das ações deste ano, além de sugerir a criação de uma mascote para a brigada.

O encontro iniciou nessa quarta-feira, 20, e prossegue até esta quinta-feira, 21, e reúne 72 brigadistas que atuam nas Unidades de Conservação do Estado e oportuniza, aos participantes, um momento de reflexão, troca de experiências, aprendizado e relatos do cotidiano, dentro de cada área de atuação.

Encerrando a programação do evento, nesta quinta-feira, 21, foram apresentados os resultados das ações das brigadas do Estado.

Composta por 72 brigadistas, a Gavião Fumaça executou 649 ações de apoio às comunidades locais, 48 reuniões sobre o Manejo Integrado do Fogo (MIF), 38 ações de recuperação de áreas degradadas e 384 ações de ronda monitoramento dentro das Unidades de Conservação que receberam ao longo do ano mais de 52 mil visitantes. Também foram executadas as atividades do MIF que resultaram em 261 queimas prescritas e 156 combates a incêndios florestais.

O evento destacou o comprometimento da brigada em trabalhar de forma integrada, próximo da comunidade, a fim de preservar vidas e proteger os ecossistemas naturais, contribuindo para um futuro sustentável e com ações cada vez mais desafiadoras em 2024.

Participaram do evento, a gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, Vanessa Braz; o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DBAP), Dalmir da Silva Jorge, representando o presidente do Naturatins, Renato Jayme; o tenente-coronel Benvindo Filho, da Defesa Civil; o supervisor do Parque do Cantão, Adailton Glória; e o chefe de brigada mais antiga do Naturatins, que atua no Parque Estadual do Jalapão, Claudemir Sousa.

Dalmir da Silva Jorge destacou a grandiosidade do papel do brigadista. “Tive a honra de acompanhar ao longo dos anos o trabalho da brigada, que foi se aperfeiçoando e está a cada dia melhor, sempre superando os desafios diários. Vocês, brigadistas, são peças fundamentais neste contexto que envolve os incêndios florestais, porque é a partir do serviço que é prestado por vocês, que conseguimos manter e cuidar da flora e da fauna do Cerrado tocantinense. Participei desse evento quando estive em outra função e, agora, eu me sinto lisonjeado em fazer parte dessa equipe tão comprometida”. Ainda de acordo com Dalmir, é importante a promoção dessas ações para o crescimento profissional de todos, além de mostrar um pouco do dia a dia nas unidades de conservação, que possuem realidades e rotinas distintas.

Palestras

O tenente-coronel Benvindo Filho Pinto de Queiroz abriu a programação ministrando a palestra com o tema: A importância dos brigadistas na política de prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado do Tocantins. “A parceria da Defesa Civil com o Naturatins é muito importante, ambos membros do Comitê do Fogo, pois o Naturatins presta um serviço de cuidado à natureza e, por meio dos brigadistas, permite um controle muito maior dos incêndios florestais em todo o Estado. Ano a ano, as consequências dos incêndios têm sido minimizadas, então, hoje, a mensagem que a gente traz é para os brigadistas, para reafirmar a importância desse trabalho para o Tocantins”, finalizou.

O evento contou com palestras sobre noções de primeiros socorros aplicadas às ações de combate a incêndio florestal, pelo cabo Sérgio Moura Costa, da Defesa Civil do Tocantins; e o manejo de animais e impacto do fogo na Biodiversidade do Tocantins, ministrada por Samara Almeida, bióloga do Naturatins. Teve ainda a palestra Tecnologia e suas contribuições nas ações de prevenção, ministrada por Vanderson Rodrigues, engenheiro ambiental do Naturatins; e a equipe técnica do Instituto Perene falou sobre Procedimentos para enriquecimento e recuperação da flora nativa do Tocantins.

Roda de Conversa

A grande surpresa da tarde foi a proposta de criação de uma mascote para a brigada Gavião Fumaça, conduzida pela gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, Vanessa Braz. Nessa atividade, os brigadistas puderam entender e conhecer qual é a finalidade de uma mascote, quais características precisam ser predominantes para a sua escolha, além da dinâmica de desenhos e sugestões feitas pelos brigadistas. “Esse momento de partilha, em forma de roda de conversa, trouxe entusiasmo e descontração aos participantes e isso faz o processo ser mais participativo e enriquecedor”, frisou a gerente.

De acordo com Vanessa Braz, a proposta é uma forma de fazer com que os participantes entendam que a brigada é de todos e este trabalho em equipe de hoje, futuramente, resultará na consolidação de uma identidade que vai trazer representatividade e força, fruto de uma construção coletiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui