Governo do Tocantins dá início ao primeiro CFO do Corpo de Bombeiros Militar, em Palmas

0
316

O Governo do Tocantins, por meio do Corpo de Bombeiros Militar dá um passo que entra para a história da Corporação: inauguram o Curso de Formação de Oficiais (CFO), com instruções na própria Academia de Formação de Bombeiros Militares, em Palmas. As boas-vindas à turma de 20 alunos ocorreu na manhã desta segunda-feira, 08, no Auditório do Quartel do Comando Geral. Nos próximos dois anos, o foco será a carreira para gestão de pessoas, das missões operacionais e, inclusive, com possibilidades reais de virem a comandar o próprio CBMTO.

“O nosso governo tem foco também na questão da prevenção e segurança da população, e quando convocamos os aprovados para o CFO, foi pensando nisso, contribuir para ampliar o efetivo e proporcionar mais oficiais no apoio ao projeto de estruturação do Corpo de Bombeiros Militar. Quero parabenizar o Comando Geral por esse momento importante e dar as boas-vindas a todos os alunos do curso”, disse o governador Wanderlei Barbosa.

Os cadetes tiveram o primeiro momento do dia numa breve palestra com os diretores da AFBM, recebendo informações atinentes à corporação, suas regras e história. Durante cerca de uma hora, o diretor de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel Clóvis Carneiro liderou as apresentações, destacando que “nossa atividade tem que ir muito além da nossa capacidade”, quando destacava a importância da formação do oficial para servir a população.

Oração ministrada pelo Pastor Joselindo Cordeiro e as boas-vindas do coronel Cléber José Borges Sobrinho, Subchefe do Estado-Maior do CBM, encerram o ato.

Entretanto, um dos encontros mais aguardados ocorreu em seguida, no encontro com o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar. Mais boas-vindas, palavras de encorajamento e a assinatura da inclusão de um deles no CFO. O coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral, afirmou que não só a população, mas também a corporação, deseja sucesso a todos e que cada um dê um melhor de si durante esses próximos dois anos, e pela carreira toda que se inicia.

“É um passo importante para o CBMTO, de ter essa formação na própria corporação. Antes o militar precisava se deslocar para outras regiões e agora temos a primeira turma a ser forjada em nossa academia. É um marco de grande importância e teremos também a nossa identidade como formadores, com estrutura e instrutores muito bons”, enfatizou o coronel Ornelas.

Entre os 20 cadetes, três são mulheres. Uma delas é Magda Molfi, gurupiense que está em Palmas desde 1998. Magda é engenheira civil por formação e, há 16 anos, atua como professora de física. Sobre o CFO, a cadete afirmou que “a expectativa é de contribuir muito com a corporação. Sei que não vai ser fácil, porém, a intenção é me doar ao máximo, ser lapidada para servir a população”.

Outro cadete é Ronei Feliciano da Silva, 34 anos. Ele deixa a graduação de Cabo do próprio CBMTO, onde está há nove anos, e alça voo para um novo espaço. “Muito importante essa ascensão. É um privilégio fazer parte dos aprovados e por ser militar, galgar o novo desafio, uma nova carreira e o oficialato. A expectativa é dar o melhor. A Instituição é a mesma, mas a missão e a função são totalmente diferentes, agora na escala de comando com formação para gestão de pessoa, administração, comandar as operações bombeiros militar, diferente de quando era cabo, o elemento de execução das missões”, afirmou Feliciano.

O piauiense Ezequias de Souza Santos, que há 12 anos servia à Força Aérea Brasileira como sargento, em Manaus – AM, também reforça a turma. Ele chega cheio de vontade e boas expectativas para a nova carreira. “Venho aqui, primeiramente, visando ter um cargo de comando e proporcionar à sociedade o apoio na segurança e proteção. Além de atuar no combate a incêndio, salvamento aquático. Sempre tive vontade de fazer algo mais operacional, e o CBMTO vai me proporcionar isso. Estou disposto a aprender o que for necessário e dar o que melhor”, garante.

Atualmente, o CBMTO conta com um efetivo de 571 bombeiros militares na ativa no Tocantins. Dos que iniciam o CFO, 10 já eram bombeiros militares da corporação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui