Pesquisa Eleitoral para prefeito 2020 mostra preferência do eleitor em Palmas

0
2318
Foto: Prefeitura de Palmas

A pesquisa Correio do Povo, considerada a mais confiável do Estado do Tocantins, mostra pela primeira vez um levantamento sobre a opinião do eleitor referente à preferência para prefeito de Palmas em 2010.

Sete possíveis candidatos foram incluídos no primeiro levantamento realizado nos dias 23 e 24 de maio. Outros nomes poderão aparecer na próxima pesquisa Correio do Povo que serão realizadas posteriormente.

ACEITAÇÃO

A imagem pode conter: 7 pessoas, incluindo Cinthia Ribeiro, pessoas sorrindo

Na pesquisa Estimulada, o resultado da opinião do eleitor aponta empate técnico entre 4 pré-candidatos. Cinthia Ribeiro (PSDB) e Júnior Geo (PROS) aparecem em ligeira vantagem com 11% cada um. O segundo lugar tem Vanda Monteiro e Eli Borges com 10%. Wanderley Barbosa é o terceiro com 9%. Em seguida vem o ex-senador, Ataíde Oliveira com 8% e, em último lugar, a deputada federal Dulce Miranda (MDB) com 6%. Eleitores indecisos ou que não sabem em quem votar 35%.

Neste momento, a diferença entre o primeiro e o quarto colocado na opinião do eleitor é de apenas 3 pontos. Cinthia, Júnior Geo, Vanda Monteiro (PSL), Eli Borges (PR), Wanderley Barbosa (PHS) e Ataídes Oliveira (PSDB) teriam chances se a eleição fosse hoje e se considerada a margem de erro da Pesquisa que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Faltando ainda 1 ano e 3 meses para as convenções partidárias, o Correio do Povo e Portal Benício vão monitorar as intenções de votos para prefeito da capital e outras cidades tocantinenses. A ideia é manter o mesmo padrão ocorrido nas eleições de governo em 2018, quando o monitoramento foi iniciado em maio de 2017 e os resultados da eleição de governo e senado divulgados aqui foram confirmados nas urnas.

REJEIÇÃO

Nenhuma descrição de foto disponível.

No quesito rejeição, a liderança é da deputada federal Dulce Miranda, do MDB. 29% dos palmenses disseram que não votariam nela. A segunda mais rejeitada é a atual prefeita Cinthia Ribeiro, com 19%. O vice-governador, Wanderley Barbosa, tem 10% de rejeição, seguido do deputado federal Eli Borges e do ex-senador, Ataíde Oliveira, com 5% cada. Os menos rejeitados são os deputados estaduais Junior Geo, com 2% e Vanda Monteiro com apenas 1%.

AVALIAÇÃO DA GESTÃO MUNICIPAL

Nenhuma descrição de foto disponível.

Apesar de estar entre os primeiros na Pesquisa Estimulada, com 11%, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, terá que se preocupar com a opinião do eleitor em relação à sua gestão. Neste momento, a maioria do eleitor local não aprova a atual gestão, com destaque apenas para o quesito Regular.

Segundo a pesquisa, apenas 1% do eleitor da capital disse que a gestão municipal é Ótima. 11% afirmam ser uma Boa gestão e 36% que se trata de uma gestão Regular. Para 19% do eleitorado entrevistado, a administração é Ruim e 28% afirma ser uma administração Péssima. 5% disseram não saber.

Se analisados a soma final dos quesitos Regular, Ruim e Péssimo, o resultado ultrapassa os obtidos em Ótima, Boa e Regular. O que deve ser observado como um recado do eleitor.

A Pesquisa Eleitoral Correio do Povo tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e margem de acerto de 95%. O levantamento foi realizado com 420 eleitores das regiões norte, centro e sul de Palmas nos dias 23 e 24  de maio de 2019.

 

ANÚNCIOA imagem pode conter: texto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui