Tocantins padroniza assistência técnica rural com foco na restauração ambiental

0
63

Nesta segunda-feira, 25, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), e a STCP (Consultoria Engenharia e Gestão) iniciam a formação de multiplicadores no curso de Restauração Ambiental para capacitação técnica ao desenvolvimento do Manual de Restauração de Vegetação Nativa e do Programa de Incentivos de Cadeia Produtiva da Restauração.

A capacitação, que ocorre de 25 a 29 de novembro no auditório do Naturatins, é um dos 14 produtos resultados do investimento de recursos do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).

O presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque; e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Thiago Dourado, prestigiaram a abertura do curso, acompanhados do vice-presidente do Naturatins, Rafael Felipe; do diretor de Administração e Finanças, Ivaci Sousa; do gerente de Monitoramento e Gestão de Informação Ambiental, Renato Pires; e do gerente de Procedimentos e Análise de Cadastros, Vanderson Almeida.

Sebastião Albuquerque disse que o Naturatins tem trabalhado para o avanço do desenvolvimento ambiental legal do Tocantins. O presidente do Naturatins elogiou o trabalho e o empenho dos técnicos para o alcance dos produtos contratados e a padronização da assistência técnica ambiental ao pequeno produtor.

Thiago Dourado reiterou o apoio do Ruraltins ao Naturatins no incentivo à aproximação e à consolidação de uma relação proativa e harmônica entre o produtor rural e o órgão ambiental. O presidente do Ruraltins destacou a importância do curso para assistência técnica ambiental do produtor rural.

Mônica Breda, advogada, consultora ambiental e florestal da STCP, explicou que será ministrado um curso teórico expositivo, com formato dinâmico que trará ao final uma atividade de campo a ser realizada no Parque Estadual do Lajeado (PEL) e assim somar o treinamento prático nesse nivelamento participativo dos técnicos da área. O curso vai contar também com a apresentação dos consultores da STCP, Gustavo Barbosa e Dalton Ângelo, além do técnico do Ruraltins, Ricardo Haidar.

Sobre o Curso

Esse curso tem o objetivo de formar multiplicadores para padronizar a assistência técnica fornecida pelo Estado aos pequenos proprietários rurais, com conhecimentos que serão apresentados em três módulos.

No primeiro módulo, o foco da abordagem será o planejamento da propriedade e legislação, em que serão tratados assuntos relacionados às áreas protegidas pela legislação, ao planejamento ambiental e produtivo da propriedade, à elaboração do cadastro ambiental rural e ao diagnóstico das áreas degradadas para restauração.

Ao longo do segundo módulo, o foco será a restauração ambiental, em que serão abordados os métodos de restauração, a elaboração de Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad), os procedimentos operacionais, a avaliação e o monitoramento.

O último módulo se concentra na produção de mudas, desde a coleta de sementes e a produção de mudas florestais, até o uso econômico de espécies nativas.

Cleide Veloso/Tânia Caudas – Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui