Veja o que disse a Secretária de Saúde de Paraíso sobre orientações e monitoramento do lixo de região com covid-19

0
847
PREFEITURA DE PARAÍSO DO TOCANTINS

NOTA DE ESCLARECIMENTO – PORTAL BENICIO

A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém um mapa atualizado dos casos confirmados em Paraíso do Tocantins sendo que:

1. São 08 casos positivos, 01 dentre estes estava internado em Goiânia e veio a óbito. Dos outros 07 casos, 05 são do sexo feminino e 02 do sexo masculino; as idades estão entre 18 e 57 anos; possuem residência nos bairros: 01 – Centro, 02 – Jardim Paulista, 01- Serrano I, 01 – Pouso Alegre e 02- Setor Oeste.

02. A Secretaria de Saúde possui uma equipe de vigilância específica que monitora e acompanha diuturnamente os casos suspeitos notificados e os casos confirmados, prestando todas as orientações necessárias na assistência dos pacientes quanto ao isolamento domiciliar, medidas preventivas para evitar a transmissão do vírus, higienização, bem como as orientações de encaminhamento para a Unidade Básica de Saúde ou Unidade Hospitalar, quando necessário.

03. A equipe de Vigilância é responsável pelo monitoramento dos casos de pacientes que testão positivos para a COVID 19 e orientam com informações importantes baseados em protocolos do Ministério da Saúde, sobre como proceder no acondicionamento do lixo gerado em seu domicílio, tais como:
a) O lixo deve ser acodicionado e colocado separadamente em sacos de lixo resistente;
b) Quanto ao lixo reciclável, este não deve ser entregue aos catadores da coleta seletiva.

4. Em relação a empresa responsável pela coleta de lixo essa é terceirizada e por sua vez tem a obrigatoriedade de orientar e reforçar junto aos seus trabalhadores quanto às normas de segurança, bem como, oferecer os EPI (Equipamentos de Proteção Individual) para a realização do serviço de coleta do lixo. Além de fazer recomendação e informar aos coletores responsáveis pelo recolhimento de resíduos, os bairros, onde há casos confirmados (contactando a Secretaria Municipal de Saúde). A medida leva em consideração, que o coronavírus sobrevive em superfície.

5. As empresas sejam elas públicas ou privadas devem orientar seus empregados quanto às formas de transmissão e medidas de prevenção, implementando as recomendações das autoridades competentes, do Ministério da Saúde e da OMS. Até a presente data não há uma resolução ou nota técnica que exima as empresas desse papel.

6. A Prefeitura tem feito vistorias frequentes, através da equipe de Vigilância Sanitária que orientam quanto as medidas de prevenção e os cuidados a saúde das pessoas. Em caso, de dúvidas e se houver o interesse por parte dos responsáveis pelos estabelecimentos comercial seja público ou privado entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que será disponibilizado profissionais para essa finalidade Educação em Saúde.

7. A Prefeitura reforça que, a equipe municipal está trabalhando com transparência, ao levar as informações para a comunidade a cerca da Covid-19. Porém, esclarece que não possui autorização legal para divulgar nome e informações pessoais, daqueles que testaram positivo para o vírus, uma vez que o prontuário do paciente é resguardado por lei o sigilo.

*Sem questionamento por enquanto por parte da Redação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui