Antenor Coutinho Aguiar: Conheça parte da história do agropecuarista paraisense que faleceu nesta sexta

0
1013

Da Redação

Casado com Edna Figueira Aguiar, pai de três filhos, Antônio Figueira Aguiar, Patrícia Figueira Aguiar e Ediane Figueira Aguiar e seis netos, o agropecuarista Antenor Coutinho Aguiar (Seu Antenor) faleceu nesta sexta-feira, 18 de junho,  após sofrer um acidente de automóvel quando se dirigia a uma de suas fazendas localizada entre as cidades de Paraíso e Chapada de Areia, na região oeste do Estado do Tocantins.

A perda para o município de Paraíso e toda região é, de fato, irreparável, porque “Seu Antenor”, como era carinhosamente conhecido pelos amigos, tinha em si a missão de valorizar a vida. Aos 80 anos, ele mantinha a postura de um trabalhador aguerrido e chefe de família exemplar.

Filho da vizinha Pium, de onde partiu para estudar na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, Antenor Aguiar se formou em Engenheiro Agrônomo e iniciou seu trabalho na cidade de Morrinhos, em Goiás, na antiga ACAR-GO (Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Goiás) que foi fundada em 1959, hoje EMATER-GO.

Em seguida “Seu Antenor” foi transferido para a cidade de Miracema de Goiás – hoje Miracema do Tocantins, onde foi substituído pelo amigo e também paraisense, Lairson Lopes. De Miracema o Agropecuarista foi trabalhar em Porto Nacional, de onde chefiava toda extensão rural das regiões de Porto, Miracema, Pedro Afonso, Gurupi, Paraíso do Tocantins entre outras regiões.

Ex-colegas de trabalho, consternados com sua morte, relatam que Antenor Aguiar deixa um grande legado, tanto como ser humano, como agricultor e pecuarista nestas regiões do Tocantins, onde fez grandes amizades.

“Estou muito triste porque trabalhamos muito tempo juntos e fui para Miracema substituí-lo. Ele me deu muito apoio e como extensionista rural e ser humano, Antenor foi um cara insubstituível. Sempre dignamente ele trabalhou até o último dia de sua vida” disse o amigo e empresário, Lairson Lopes.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e área interna

Após deixar a ACAR-GO, “Seu Antenor” passou a trabalhar como empresário rural, em sua fazenda no município de Pium e posteriormente na região de Paraíso, onde permanecia até esta data.

Antenor Coutinho Aguiar foi um agente de transformação social, econômica e ambiental dessa região do País. Paciente e perseverante, ele vestiu a camisa do produtor, compartilhou experiências adquiridas ao longo dos anos e teve empatia com as dificuldades enfrentadas pelo homem do campo na labuta diária.

Seu corpo será velado a partir das 08 horas, na Funerária Santo Antônio, localizada à Rua Tocantins, centro de Paraíso. O sepultamento está marcado para às 15 horas, no Cemitério Memorial Parque.

Paraíso pode se considerar uma cidade honrada por ter sido a escolhida pelo agropecuarista “Seu Antenor” para constituir e viver com sua família.

Autoridades emitem Nota de Pesar:

Nota de Pesar

Recebi com tristeza na noite desta sexta-feira (18/06), a notícia do falecimento, do engenheiro agrônomo, Antenor Coutinho de Aguiar, morador pioneiro de Paraíso do Tocantins, que faleceu de acidente de automóvel. Antenor era meu primo, filho de Pium, estou muito triste e consternado com essa morte repentina.

O agropecuarista que era um homem trabalhador, construiu uma família respeitada, ele deixa a agora viúva Edna Figueira de Aguiar, e órfãos os filhos, Ediane Figueira de Aguiar, Antônio Delfino Figueira de Aguiar e Patrícia Figueira de Aguiar, e seis netos. Antenor era filho de um casal de empresários e fazendeiros, histórico e tradicional que ajudou a construir e emancipar Pium, Nestor da Silva Aguiar e Antônia Coutinho de Aguiar.

Estou muito triste! Me solidarizo com todos os familiares, nesse momento de dor e despedida. Peço a Deus que conforte aqueles que desfrutavam da sua companhia.

Nilton Franco
Deputado Estadual
Vice-presidente do MDB-TO

ENTENDA O CASO

Paraíso perde “Um Exemplo de Trabalho”: Antenor Coutinho Aguiar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui