Brigadistas de Araguacema participam de palestra sobre o Manejo Integrado do Fogo

0
529

Os brigadistas contratados pelo município de Araguacema para atuarem no combate de incêndios e queimadas ilegais participaram nesta quarta-feira, 30, de palestra sobre o Manejo Integrado do Fogo (MIF), feita pela supervisora da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão, Aline Vilarinho.

Segundo a supervisora, a maioria dos municípios da região da APA contratou brigadistas para enfrentar as ocorrências comuns nos meses mais quentes e secos. O treinamento desses profissionais é feito pelo Corpo de Bombeiros, com foco principal no combate e supressão de queimadas ilegais e incêndios.

“Dentro das unidades de conservação é importante trabalharmos o MIF. Além das palestras, também pretendemos fazer oficinas, quando os brigadistas terão oportunidade de ver na prática como podemos usar o fogo para prevenir incêndios”, explicou Aline Vilarinho.

Os treinamentos e palestras são realizados para pequenos grupos, de oito a dez pessoas, seguindo protocolos de segurança por causa da pandemia do coronavírus.

O Manejo Integrado do Fogo é uma técnica de uso de queimadas prescritas, com o objetivo de proteger áreas de vegetação sensíveis ao fogo, como mata ciliar, fragmentando e reduzindo as áreas combustíveis, criando mosaicos de vegetação com diferentes estágios de regeneração pós-fogo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui