Câmara Setorial da Apicultura organiza atividades para o desenvolvimento da produção de mel no Tocantins

0
452

Em sala virtual, os membros da Câmara Setorial da Apicultura tocantinense reuniram-se na última sexta-feira, 27, para traçar estratégias de desenvolvimento para impulsionar a cadeia produtiva da apicultura tocantinense. Atualmente fazem parte da Câmara Setorial representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao segmento da pecuária.

Na pauta de reunião ficaram definidas diversas atividades para serem desenvolvidas, este ano e no próximo ano,  2022.  Entre as programações previstas estão o planejamento do IX Seminário Estadual de Apicultura; III Seminário Estadual de Meliponicultura e IX Encontro das Associações de Apicultura e Meliponicultura, ambos eventos devem ocorrer nos próximos dias 14 e 15 de outubro.
Na ocasião, os participantes sugeriram alguns temas pertinentes para serem debatidos durante os seminários tais como: mudanças climáticas e segurança alimentar; uso de agrotóxico e o impacto na atividade agrícola e os problemas ambientais.

Transmissão

Os integrantes definiram também que os eventos serão divulgados de forma híbrida, on-line e presencialmente. De acordo com a Secretária Executiva da Câmara Setorial e médica Veterinária da Seagro,  Érika Jardim, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) está empenhado em realizar um levantamento dos apicultores e meliponicultores que não tem acesso à internet. “Portanto, a intenção é que todos possam participar em uma sala de seu próprio município para transmissão do evento”, esclareceu.
Érika Jardim adiantou ainda “que está sendo planejado o censo da apicultura e meliponicultura para atualizar os dados, fato importante para elaboração de políticas públicas que fomentem as atividades de maneira organizada”, enfatizou.

Próxima reunião

No próximo dia 10 de setembro, às 10 horas,  os membros  da Câmara Setorial da Apicultura (instituições) vão realizar uma nova reunião para propor que no seminário, marcado para o mês de outubro, seja apresentado as ações de desenvolvimento para 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui