Presidente do Sicoob Tocantins, Gilberto Moraes, reafirma apoio a classe produtora

0
713

Presidente do Sicoob Tocantins, Gilberto Moraes, reafirma apoio a classe produtor
Ao comentar o pronunciamento do deputado estadual José Roberto (PT), na sessão da Assembleia Legislativa , na última quarta-feira dia 2, o presidente do Sicoob Tocantins, Gilberto Moraes, reafirmou seu apoio aos produtores rurais. “O setor produtivo, principalmente a agricultura e pecuária, são as molas mestres do Estado e com o advento dos grãos principalmente a soja, o Tocantins tem crescido e se desenvolvido”.

O parlamentar, ao comentar a condição das estradas no Estado, atribuiu a situação aos caminhões que transportam soja e trafegam com sobrecarga, citando ainda que a soja não paga imposto, destrói e polui o ambiente.

Gilberto Moraes pontua que a situação das estradas é resultado de obras mal feitas por governos anteriores, o que tem propiciado uma infraestrutura não adequada para o escoamento da produção. “O que precisa é o governo adequar a malha viária, evitando acidentes e uma série de transtornos, inclusive o aumento no custo da produtividade”.

O presidente do Sicoob Tocantins ressalta ainda que os produtores além de pagar seus impostos geram emprego e renda. “Tudo que está na nossa mesa vem do campo. Precisamos ter respeito pelas pessoas que produzem nesse país”.

Dado

De acordo com o 3° Levantamento da Safra 2021/22 de Grãos, publicado em dezembro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos no Tocantins está estimada em 5,89 milhões de toneladas.

A soja e milho, ainda conforme a Conab, são os principais produtos cultivados no Tocantins. Para a soja, a área plantada está estimada em 1,14 milhão de hectares e a produtividade podendo chegar a 3.138 kg/ha. Para a produção, a expectativa para a oleagenosa é de 3,57 milhões de toneladas.

No caso do milho, a estimativa da produção para a 1ª safra é de 1,49 milhão de toneladas. O levantamento destaca ainda a área plantada na 1ª safra de feijão caupi, que apresenta crescimento de 135,5% estimando alcançar até 17,9 mil hectares e uma produção de 15,1 mil toneladas. (Com informações da Conab)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui