Acadêmica da Unitins é premiada em congresso nacional de Enfermagem

0
286

ASCOM

A acadêmica Wiliane Freire do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis, teve um de seus trabalhos premiado no 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) nesta quinta-feira, 15, em Fortaleza (CE).

A pesquisa “Desenvolvimento e usabilidade de um aplicativo no auxílio e diagnóstico da hanseníase” com o app E-Hansen garantiu à aluna e ao professor orientador Dennis Novaes o primeiro lugar no eixo temático “Inovação das Práticas de Cuidado”, resultando em uma premiação de R$ 7.500 para a autora.

O trabalho apresentado pela pesquisadora é resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) da Unitins no ciclo 2020/2021. A pesquisa também é parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Williane. O trabalho concorreu com outras 150 pesquisas inscritas para premiação no congresso.

“Neste momento é difícil até descrever o sentimento, porque é um emaranhado de emoções. Não existe nada melhor do que ter o seu trabalho reconhecido, principalmente, em um evento da magnitude do CBCENF. O professor Dennis e eu trabalhamos arduamente nesse projeto e ver ele recebendo o destaque que merece é surreal. Estou muito feliz e grata”, comemorou a acadêmica premiada.

Para o professor orientador Dennis Novaes, a pesquisa é de extrema relevância social e científica. “Desde que foi criado, o aplicativo E-Hansen tem ganhado reconhecimento acadêmico por meio de premiações em eventos da área da saúde. Entretanto, o CBCENF é o maior congresso de Enfermagem da América Latina e o reconhecimento nacional do nosso projeto reflete o árduo trabalho científico que a Unitins vem desenvolvendo através de seus gestores, professores e alunos. Premiações como essa mostra que estamos no caminho certo”, comentou o docente.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Flávia Golveia de Farias, destacou a importância da premiação como reconhecimento do bom papel da universidade diante da comunidade interna e externa. “O desenvolvimento da universidade, local e regional vem por meio da Ciência, pois ela quem mapeia as necessidades regionais, tendo a universidade um papel importantíssimo nesse processo. O professor orientador tem a missão de desenvolver a pesquisa para a sociedade e ao mesmo tempo formar recursos humanos. A estudante [premiada] foi bolsista do Pibiti e nós, enquanto instituição, ficamos felizes em saber que o nosso trabalho está atingindo o acadêmico e por consequência a sociedade. Parabenizo o professor orientador, a acadêmica e a universidade por estarem cumprindo seus papéis”, pontuou Ana Flávia.

E-Hansen

O aplicativo E-Hansen foi criado pela acadêmica Wiliane Freire sob orientação do professor mestre Dennis Novaes. O app reúne informações que auxiliam no diagnóstico da Hanseníase, uma doença com alto índice de detecção no Estado do Tocantins. A aplicação é gratuita e pode ser acessada por profissionais da saúde, bem como pela comunidade em geral. É importante destacar, no entanto, que a inovação foi desenvolvida com foco em profissionais de saúde fornecendo dados sobre prevenção, sintomas e tratamento dessa doença. Recentemente, a ideia também foi premiada no Startup Day, evento promovido pelo Sebrae Tocantins.

Unitins no CBCENF

Ao todo, a delegação da Unitins no 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) reuniu 12 professores e 18 acadêmicos com a apresentação de 26 trabalhos, sendo 17 deles desenvolvido por acadêmicos. A programação ocorreu de 12 a 15 de setembro, em Fortaleza, no Ceará. A universidade também registrou a participação de uma egressa do curso de Enfermagem do Câmpus/ Augustinópolis no evento.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Hanari Santos, comemorou a participação da instituição no congresso e os bons resultados alcançados. “Participar do CBCENF nos deixa extremamente lisonjeados. A Unitins proporcionou aos acadêmicos e aos seus profissionais da Enfermagem a oportunidade de vivenciar esse grandioso evento da área, onde participamos de cursos, palestras e apresentações de trabalho desenvolvidos por nossos alunos e seus orientadores. Foi uma experiência maravilhosa realizada com o apoio e o incentivo do nosso reitor Augusto Rezende e de todas as pró-reitorias”, assinalou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui