Acadêmicos de Medicina da Unirg campus Paraíso realizam palestras sobre primeiros socorros para servidores da educação

0
235

Na tarde desta terça feira, dia 25, alunos da primeira turma de Medicina na Unirg, campus Paraíso, realizaram a última palestra sobre primeiros socorros nas creches da cidade. A iniciativa é um projeto de extensão que faz parte da Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergência (LAMUEM), formado por 10 alunos.

O Projeto que leva o nome “ABC dos Primeiros Socorros” tem como objetivo preparar os servidores, professores e auxiliares para atuarem em situações como crise epiléptica e caso de engasgo. Para a diretora do projeto de extensão, Sonara Santos, é importante saber como agir em cada situação, e poder levar essa informação para os servidores das creches foi essencial: “O projeto só foi concretizado graças a Prefeitura de Paraíso com o apoio do Secretário de Educação, que super topou a ideia quando apresentamos, inclusive, após encerrar as palestras nas creches, vamos para o ensino primário da rede municipal de ensino, do jardim até o quinto ano.”

O Secretário Municipal de Educação, Professor Deley Oliveira, agradeceu os envolvidos nesta iniciativa: “Esse projeto é muito importante, nós trabalhamos com crianças, que podem engasgar até com saliva. Nós ficamos felizes em ver o projeto de extensão da universidade chegando à comunidade através da creche. Agradeço a toda equipe da UNIRG, estamos abertos a futuras parcerias como essa, que beneficiam a comunidade.”

Servidores salvam criança engasgada

Na Creche Municipal Maria José, uma criança de 3 anos passou mal durante o período em que estava na creche e foi socorrida pelas servidoras da creche que conseguiram realizar a manobra de desengasgo e realizar todo o procedimento de primeiros socorros. Os professores e auxiliares haviam participado de uma palestra com o Corpo de Bombeiros Militar.

“A criança chegou aqui e logo começou a passar mal, revirar os olhos e desfalecer, no primeiro momento ficamos apavorados, mas lembramos do treinamento do Corpo de Bombeiros. Nós percebemos que era engasgo e imediatamente colocamos a criança no braço e fizemos a massagem, depois levamos a criança para o Hospital Regional, onde foi direto para a sala vermelha”, explicou a coordenadora pedagógica da Creche, Edna Ferreira, que reforçou ainda a importância de cada treinamento que os professores participam.

ASCOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui