ATENÇÃO: Tocantins registra circulação de novas variantes da Covid-19

0
431

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que nesta quarta-feira, 30, o Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) detectou 15 amostras positivas para novas variantes da covid-19, em circulação no Estado. Os exames foram analisados em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Rede Coronaômica.

“Em resumo, foram sequenciadas 15 amostras de cinco municípios: Aliança do Tocantins, Cristalândia, Gurupi, Palmas e Porto Nacional, e foram identificadas a circulação de quatro linhagens. Sete amostras foram classificadas como BQ.1.1 (46,7%), seis como BQ.1 (40,0%), uma como BE.9 (6,7%) e uma como BA.5.1 (6,7%)”, afirmou a diretora do Lacen-TO, Jucimária Dantas.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, da SES-TO, Perciliana Bezerra, a descoberta tem grande impacto na epidemiologia do Tocantins e demais estados circunvizinhos. “Reforça-se a necessidade da testagem da população e da manutenção dos cuidados já especificados nas notas técnicas enviadas pela Secretaria, aos 139 municípios”, afirmou, acrescentando que “o Lacen continuará realizando a vigilância genômica com o intuito de acompanhar e realizar métricas evolutivas das novas variantes e subvariantes detectadas recentemente”.

Diante das novas descobertas, o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, reforçou os cuidados que a população deve tomar. “A população precisa ficar atenta, se vacinar e tomar os cuidados de proteção individuais que já são preconizados, como higiene das mãos e uso de máscaras, nos locais indicados. Contudo, não há motivo para alarde, temos uma equipe técnica monitorando os dados de casos e internações, para que sejam tomadas medidas pontuais e oportunas, no sentido de garantir a saúde pública dos tocantinenses”, enfatizou.

Medidas

A última Nota enviada pela SES-TO foi publicada dia 25 de novembro e está disponível para consulta no seguinte link: https://www.to.gov.br/saude/noticias/ses-to-recomenda-medidas-protetivas-contra-a-covid-19/2xiezm155470.

As medidas gerais recomendadas são as estabelecidas no Decreto Estadual Nº 6.404 de 11 de fevereiro de 2022.

Dados epidemiológicos

Dados do último Boletim Epidemiológico da Covid-19, divulgado pela SES-TO, em 28 de novembro, apontam que atualmente, o Tocantins contabiliza 1.066.075 pessoas notificadas com a Covid-19 acumula 346.775 casos confirmados. Destes 341.507 estão recuperados, 1.060 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 4.208 foram a óbito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui