Instituições do Tocantins vencem a final nacional da Huawei ICT Competition 2022

0
228

Estudantes e professores da UFT celebram a vitória na Huawei ICT Competition

Duas instituições do Tocantins, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), foram as vencedoras da final brasileira da ICT Competition 2022, competição que a Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, promoveu nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, em São Paulo.

O encontro reuniu professores e estudantes de 13 equipes e 12 instituições finalistas que participaram de três dias intensos de atividades, com provas escritas, palestras, visitas ao Centro de Distribuição 5G da Huawei (localizado em Sorocaba), além de muita confraternização, troca de experiências e de conhecimentos. Na premiação, ocorrida dia 28 de dezembro, em São Paulo, estiveram presentes representantes de empresas de tecnologia, líderes do setor público e de instituições de ensino superior de diferentes regiões do Brasil.

Logo na abertura, Atilio Rulli, vice-presidente de Relações Públicas da Huawei América Latina e Caribe, enfatizou a importância da parceria da Huawei com o Ministério da Educação para promover a formação em TIC em um mercado de trabalho em franca expansão. “Este ano a competição contou com 97 instituições inscritas, um crescimento de 130% em relação à última edição. Foi o maior número global, superando até mesmo as inscrições da China”, disse o executivo. “O sucesso desta edição só foi possível graças à colaboração junto ao Ministério da Educação. Com a plataforma MEC Place disponibilizamos o ICT Academy para um número maior de universidades, aumentando as redes de parceiros e levando inovação para um número ainda maior de estudantes”.

“A ICT Competition visa promover a capacitação profissional na área de TIC e o desenvolvimento de novos talentos que podem exercitar habilidades técnicas e competências mais horizontais como empreendedorismo, soft skills, capacidades analíticas e espírito de equipe”, completou Victor Montenegro, gerente de Ecossistema e de Talento Brasileiro da Huawei.

Os times vencedores representarão o Brasil na etapa latino-americana a ser realizada no início de 2023. “As equipes brasileiras disputam de igual para igual com as de outros países do continente e têm muitas chances de ganhar”, disse Montenegro. “Quem vencer segue para a fase global, disputada com equipes dos cinco continentes, na China”, informou.

Criando talentos e soluções para um mundo conectado e inteligente

Para o professor Humberto Xavier, diretor-presidente do Instituto de Atenção às Cidades (IAC), órgão de Pesquisa e Extensão da UFT, a parceria com a Huawei abriu novas oportunidades para os alunos. “Aplicamos na prática tudo aquilo que levamos para a sala de aula. A teoria fica muito mais fácil e didática para o aluno com o conteúdo da plataforma ICT Academy”, disse.

Em parceria com a Huawei, o professor e seus alunos desenvolveram um aplicativo de gerenciamento pecuário inteligente em 5G. “Nosso aplicativo utiliza câmeras de alta resolução e o 5G para monitorar e enviar para a nuvem informações que são processadas por um algoritmo de inteligência artificial que consegue identificar cada fêmea do rebanho e determinar se está no período fértil”, explicou. O projeto desenvolvido pela UFT é um dos que são demonstrados no 5G Truck, carreta itinerante da Huawei e do Senai Cimatec, que roda todo o Brasil com treinamentos teóricos e práticos sobre os reais usos do 5G em diversos setores.

Nailson Landin, estudante de pós-graduação da UFT e campeão com sua equipe na trilha Cloud, contou sua trajetória até alcançar a vitória. “Nós da equipe tínhamos experiência tanto na universidade, como no mercado de trabalho com o sistema da Huawei, mas queríamos ver onde conseguiríamos chegar”, explicou. “Foi uma preparação de três meses, estudando todos os dias depois do trabalho”. A equipe de Landin, orientada pelo professor Humberto Xavier, participou pela primeira vez da competição. “Foi muito estimulante, especialmente por mostrar que temos grandes talentos no Tocantins. Nos dedicamos para mostrar nosso valor”, disse ao celebrar a vitória.

Jacylléa Silva de Oliveira, 22, estudante de Engenharia Elétrica do IFTO, foi a única mulher entre todas as equipes campeãs da ICT Competition 2022. “Nos preparamos bastante na plataforma da ICT Academy para a competição deste ano”, disse a estudante. “Agora, estamos ainda mais empenhados para a etapa latino-americana. Nosso plano é dedicação total à parte teórica e também ao laboratório da faculdade. Nós queremos participar do mundial na China”, afirma, confiante.

ICT Competition e ICT Academy

Criada em 2015, a ICT Competition busca oferecer aos estudantes de TIC e de engenharias oportunidades de participarem de uma competição global que visa promover e difundir conhecimentos nas áreas de tecnologias disruptivas como cloud computing, redes e inteligência artificial.

Segundo dados recentes, o Brasil pode enfrentar um apagão de mão de obra na área de Tecnologia da Informação, fundamental para o desenvolvimento do país como nação digital e conectada. “Com a ICT Competition, a Huawei busca estimular o desenvolvimento de novos talentos, essenciais para a geração de novos negócios e de empregos melhores e mais qualificados com a chegada do 5G”, disse Montenegro.

As inscrições para a ICT Competition 2023 estão abertas. Para participar, instituições de ensino, faculdades e universidades, com cursos de graduação nas áreas de tecnologia, engenharia e TIC, devem visitar o portal MEC Place, do Ministério da Educação. “Por meio da parceria firmada com o Ministério, integramos o ICT Academy – uma plataforma online de capacitação – com a plataforma MEC Place, onde é possível fazer a adesão rápida e fácil ao programa, conhecer as regras, calendários e benefícios”, finalizou o executivo.

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das 100 marcas mais valiosas do mundo, conforme a Forbes. A companhia tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação e é dedicada à inovação centrada no cliente. Com sólidas parcerias com a indústria local, está comprometida com a criação de valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação, e com a transformação digital, oferecendo soluções de nuvem e servidores de Huawei Cloud, em mais de 170 países e territórios. Com mais de 195 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. Nos últimos 10 anos, nossos investimentos em P&D ultrapassaram US$ 132,54 bilhões, o que coloca a Huawei como a 2ª empresa que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que nos tornamos um dos maiores detentores de patentes do globo. Até o final de 2021, tínhamos 110.000 patentes ativas em todo o mundo. Na nova era digital, a indústria de TIC exigirá ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Também em 2021, a Huawei foi classificada como a 8ª companhia mais inovadora do mundo, de acordo com o Boston Consulting Group. Há 24 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração, energia e nuvem. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e um Centro de Treinamento em São Paulo. Trabalhamos em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinamos mais de 40 mil talentos em todo o Brasil.

 

FSB Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui