ALERTA!!! Chikungunya aterroriza população de Paraíso

0
558

Da Redação

Praticamente todas as famílias de Paraíso tem um membro contaminado pela Chikungunya neste momento.

Febre acima de 39 graus, dores intensas nas articulações de pés e mãos, nos dedos, tornozelos, cabeça, pulsos e até manchas vermelhas pelo corpo.

Esses são os sintomas que grande parte da população paraisense sente neste momento após contrair a  doença que é causada pelo mosquito Aedes Aegypti, que tomou conta da cidade nos últimos dias.

Não há previsão de quantos moradores estão sem trabalhar ou realizar outras tarefas neste momento, por causa da doença. Alguns não conseguem sequer abrir e fechar as mãos. A reclamação é geral em todos os cantos.

Muitos paraisenses se dirigem ao posto de saúde da covid ao confundir os sintomas. Outros preferem tratar a chikungunya por conta própria.

A prefeitura local vem chamando a atenção da comunidade e realizando limpeza de áreas publicas e particulares, porém, a informação é que 80% dos focos do mosquito Aedes egypti estão nas residências. Ou seja, além de os proprietários de lotes baldios não limparem seus terrenos, as demais famílias de Paraíso também não contribuem com sua própria saúde.

É alarmante a situação, se levada em consideração a simplicidade de uma ação que pode ser feita por qualquer pessoa para evitar o mosquito transmissor, que é o mesmo da dengue. Basta evitar água parada em casa ou em locais não habitados pela cidade.

O QUE É?

A chikungunya é uma doença causada por um vírus, chamado CHIKV, com um conjunto de sintomas que é bastante similar ao da dengue. A transmissão da chikungunya, inclusive, é por meio do mesmo mosquito, o Aedes aegypti, nos ambientes urbanos. No meio rural, é o mosquito Aedes albopictus que faz essa transmissão.

Como é o tratamento do chikungunya?

Ainda não existem medicamentos para o tratamento do chikungunya. Na fase aguda, são tratados os sintomas, por meio de remédios que, por exemplo, aliviam a febre. É importante respeitar as recomendações médicas, como ficar de repouso e manter-se hidratado.

Após a superação da doença, caso siga apresentando dores nas articulações, o indivíduo pode realizar um tratamento fisioterápico paralelo para amenizá-las.

Como diferenciar a dengue e o chikungunya?

A principal forma de diferenciar dengue e chikungunya é por meio da observação dos sintomas. Na dengue, os pacientes apresentam muitas dores no corpo, que estão generalizadas e espalhadas por todos os pontos.

No chikungunya, por sua vez, a dor é concentrada nas articulações e dobras do corpo, sendo que esses pontos podem, inclusive, ficar bastante inchados, causando uma dificuldade de movimentação. Alguns exames laboratoriais podem ser feitos para confirmar a origem da doença.

Seja responsável. Faça a sua parte!

Ajude Paraíso a se livrar da chikungunya, dengue e zica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui