Força-tarefa de Segurança Pública tem resultados positivos e novas ações e parcerias serão instituídas para combater incidência de crimes na Capital

0
166

A Força-Tarefa instituída pelas polícias Civil, Militar e Penal, no último sábado, 18, para combater crimes de homicídios em Palmas, já surtiu efeito na avaliação dos titulares das respectivas pastas, levando em consideração que nos últimos três dias não houve registro de homicídios na Capital. No entanto, as ações continuarão por tempo indeterminado, com mais forças de segurança somando esforços à Força-Tarefa.

Na tarde dessa quarta-feira, 22, os secretários de Estado da Segurança Pública, Wlademir Costa, e da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim, o comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel QOPM Márcio Barbosa, e o superintendente interino da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guilherme Gonçalves, reuniram-se na sede do Palácio Araguaia para alinhamento de ações. Novas parcerias serão firmadas com a Polícia Federal e a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.

A Polícia Civil reforçou o atendimento em locais de crime com a designação de equipes de unidades da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), da 1ª Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (1ª DHPP) e da 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (1ª Denarc). Essas equipes estão atuando nos locais de crime, com início imediato às investigações, colhendo informações e realizando as diligências necessárias.

O secretário Wlademir Costa pontuou que o Governo do Tocantins busca agora equipar o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC/TO) que está sendo montado na Capital. “Já temos o espaço e agora temos que equipá-lo. Os equipamentos são doados pelo Ministério da Justiça e já iniciamos as tratativas e agora precisamos consolidar para em breve termos um local apropriado para as ações de monitoramento em segurança pública, possibilitando uma atuação ainda mais integrada das forças de segurança”, destacou.

O comandante-geral da Polícia Militar, Márcio Barbosa, destacou que houve a ampliação da ação ostensiva da PM, por meio do aumento das operações e barreiras policiais integradas, bem como vem buscando o fortalecimento das equipes de Força Tática na Capital. “Tivemos um aumento superior a 200% no efetivo empregado na Capital e estamos buscando policiais especializados que estavam atuando em outras unidades para os fortalecer os batalhões da Capital, especialmente as equipes da Rotam [Força Tática e Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas]”, pontuou.

O Comandante-geral da PM se reuniu com os comandantes de Batalhão de área da Capital, Batalhões especializados e oficiais do seu Estado-Maior, direcionando os esforços e discutindo estratégias de enfrentamento e prevenção aos crimes na Capital. Além da ampliação das operações nas áreas de maior incidência criminal, o Comandante autorizou a realização de uma edição do Curso de Força Tática no 1º Batalhão da PMTO, com início previsto para o mês de março do corrente ano. A Força Tática é uma equipe pertencente às Unidades Operacionais que visa reforçar o contingente de militares e acelerar o atendimento operacional, além de obter uma resposta mais enérgica no desenvolvimento de ações operacionais, tendo a missão de realizar o policiamento ostensivo de média complexidade, atuando em ocorrências que fujam do cotidiano.

O secretário da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim, destacou que no âmbito do Sistema Penitenciário, a Polícia Penal está fiscalizando rigorosamente todos os monitorados com tornozeleira eletrônica em Palmas, de forma que possam agir rapidamente em caso de infrações, conduzindo os mesmos às Centrais de Atendimento da Polícia Civil e notificando o Poder Judiciário para imediata quebra de medida. “Redobramos o efetivo e o esquema de segurança nas unidades penais. A Polícia Penal está de prontidão para apoiar as demais forças nesse combate ao crime organizado”, destacou.

O superintendente interino da PRF, Guilherme Gonçalves, destacou que o órgão está disposto a somar com a Força-Tarefa com monitoramento das rodovias não só em Palmas, mas nas divisas com os outros estados. “Essa integração é fundamental para termos resultados exitosos e não dar espaço para a criminalidade”, pontuou.

Também presente na reunião, o secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha, destacou o papel da mídia tocantinense nessa nova fase da operação. “Vamos também realizar um trabalho constante com  os veículos tocantinenses na divulgação das ações de tolerância zero, de forma que a população perceba a sensação de segurança não apenas em Palmas mas em todos os 139 municípios tocantinenses. A integração das forças de segurança contará com o importante papel da mídia em mostrar aos tocantinenses que a criminalidade no Tocantins não encontra terreno para de instalar”, concluiu o secretário.

Durante a reunião, os órgãos de segurança do Estado instituíram a Operação Tolerância Zero, que terá caráter permanente, em todos os 139 municípios tocantinenses. “É uma determinação do governador Wanderlei Barbosa para que cada vez mais as Forças de Segurança atuem de forma integrada, promovendo a segurança da população, por meio de ações preventivas e com a investigação imediata de todos os crimes”, pontuou o secretário Wlademir Costa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui