Jalapão é eleito um dos 10 melhores destinos do Brasil

0
222

Mais uma vez, o Jalapão ficou entre os 10 melhores destinos para se conhecer no Brasil de acordo com a votação pública feita pelo site Melhores Destinos. A cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina (BA) foi a grande vencedora pelo segundo ano seguido; e Alter do Chão, em Santarém (PA), que ganhou o prêmio, em 2022, ficou na segunda colocação.

A votação não acontecia desde 2019, devido à pandemia da covid-19, porém com a retomada das viagens, o prêmio foi restabelecido e, entre os mais de 90 destinos, o Jalapão ficou entre os 10 melhores. Foram avaliados custo-benefício, atrações, gastronomia, receptividade e segurança. As melhores avaliações para o Jalapão foram nos atrativos (9,11), recepção (9,08) e segurança (9,30), deixando a região turística mais conhecida do Estado com a média de 8,60 pontos.

O resultado do prêmio é reflexo da gestão do Governo do Tocantins, como celebra o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Hercy Filho. “Garantir mais estrutura ao Parque Estadual do Jalapão e fortalecer a cadeia turística dos municípios que o compõem foram cruciais para alcançarmos esse resultado, graças à gestão do governador Wanderlei Barbosa que tem buscado incentivar o crescimento e o desenvolvimento da região turística. Temos atuado com foco em garantir que essa estruturação seja feita atendendo as necessidades das pessoas que vivem e trabalham na região do parque e também daqueles que visitam nosso estado”, afirmou.

O empresário do receptivo Jalapão Viagens, Fábio Dias, também vê o resultado do Melhores Destinos com bons olhos. “Além disso, essa premiação certamente trará mais visibilidade para a região e aumentará o interesse dos turistas em conhecer as belezas naturais do Jalapão. Isso pode se traduzir em mais negócios para as empresas de turismo locais, gerando empregos e ajudando a economia a crescer ”. O empresário ainda lembra que a visibilidade do Jalapão também é uma responsabilidade. “Devemos manter a qualidade dos serviços oferecidos e a sustentabilidade do turismo no Jalapão, para que possamos continuar atraindo visitantes e melhorando a vida dos moradores locais”, destacou Fábio Dias.

O prêmio de Melhores Destinos soma com o trabalho desenvolvido pelo Governo do Tocantins, que tem apresentado bons resultados como já apontado pela pesquisa realizada em 2022 e lançada em janeiro deste ano, pelo Observatório do Turismo, onde mais de 70% dos visitantes tiveram a impressão geral do Jalapão como um ótimo roteiro turístico, superando a expectativa de 69% dos entrevistados. Além disso, durante os dias 18 e 21 de fevereiro de 2023, a visitação das Dunas teve um crescimento de cerca de 30% em relação ao mesmo período do ano passado, como aponta o gerenciador do atrativo, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Encantos do Jalapão

A região Encantos do Jalapão é uma das sete regiões turísticas do Tocantins. Formada pelos municípios de Lizarda, Novo Acordo, Mateiros, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza e São Félix. É um destino conhecido entre os apaixonados pelo ecoturismo e pelo turismo de aventura, formado por chapadões e serras com clima de Savana, além da paisagem de Cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas.

Turistas fazem visita ao Jalapão.

Empresário do trade turístico, Fábio Dias, celebra a colocação do Jalapão no prêmio Melhores Destino.

Fervedouros estão entre os atrativos da região do encantos do Jalapão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui