Governador Wanderlei Barbosa entrega Companhia Independente da PM em Xambioá e aumenta efetivo para atender nove cidades do entorno

0
195

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, entregou na manhã desta sexta-feira, 3, a 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) no município de Xambioá, a cerca de 500 km da capital, Palmas. A entrega faz parte do programa TO Mais Seguro, que vem garantindo a reestruturação da segurança pública tocantinense, de norte a sul do Estado. Na inauguração da unidade, o gestor também entregou o Kit Destacamento formado por viaturas, tablet e smartphone, computador desktop, impressora térmica e rádio portátil (HT), além de armas e coletes antibalísticos.

Em seu discurso, Wanderlei Barbosa citou a importância desta inauguração. “Sabemos que, daqui, partirão policiais para outras cidades, porque muitos municípios têm Xambioá como base. E essa base está sendo fortalecida, pois é imprescindível melhorarmos as condições físicas de trabalho dos nossos policiais trazendo, não apenas a sensação de segurança para a população, mas, sim, a segurança pública efetivamente”, assegurou o líder do Poder Executivo do Estado.

A 2ª CIPM atenderá nove cidades do entorno: Xambioá (cidade-sede), Araguanã, Carmolândia, Wanderlândia, Darcinópolis, Piraquê, Aragominas, Muricilândia e Santa Fé do Araguaia. Até então, a unidade era um destacamento do 2° Batalhão (BPM), de Araguaína, e contava com 15 efetivos. Com a chegada da CIPM, este número chega a 47, entre oficiais e soldados.

A inauguração da CIPM é um sonho antigo da população xambioaense. A prefeita do município, Patrícia Evelin, relembrou que essa solicitação foi feita a várias gestões passadas, mas que apenas o governador Wanderlei Barbosa colocou em prática. “Há muito tempo, a gente batalha e aguarda esse momento. Somos um município de fronteira e ficávamos muito preocupados, sobretudo com a construção da ponte. Graças a Deus e ao governador Wanderlei Barbosa, nosso sonho foi realizado e eu, como prefeita, fico feliz e honrada com essa inauguração”, enfatizou a prefeita de Xambioá.

Natural de Xambioá, o técnico em refrigeração, Valtercio Cruz Frazão, disse estar satisfeito com a implantação da 2ª CIPM, pois fortalecerá ações contra a criminalidade no município e na região. “É muito gratificante essa atenção do governador Wanderlei Barbosa com nossa cidade. Xambioá é um município que fica na fronteira do Tocantins com outro estado [Pará] e muitos criminosos se sentem à vontade de fugir para cá, mas o fortalecimento da nossa polícia por si só já intimida”, pontuou.

Há 2 anos à frente da 22ª Delegacia da Polícia Civil de Xambioá, o delegado titular, Márcio Lopes da Silva, também acredita que o aumento no número de efetivos atuando na região inibirá a criminalidade. “Um efetivo maior contribui com a segurança de forma a prevenir as ocorrências criminais e ajuda na captura de criminosos. Já estávamos na espera dessa melhora”, afirmou o delegado.

2ª Companhia Independente da PM

A 2ª CIPM, chamada de Companhia Rio Araguaia, instituída por meio do Decreto n° 6.564, de 19 de janeiro de 2023, surge da necessidade de adequação à uma nova realidade administrativa e operacional da PMTO, a fim de atender demandas de segurança da sociedade local. Possui como principal objetivo a redução da criminalidade por meio da distribuição de efetivo nos municípios e da proteção de divisas.

A unidade será comandada pelo major QOPM, José Luís Cantanhede Coelho. Em 2021, ele assumiu o subcomando da 5ª CIPM, sediada na cidade de Tocantinópolis. “Com o programa TO Mais Seguro e a inauguração dessa Companhia Independente, conseguimos aumentar o contingente policial da unidade, de modo a prestar um serviço de excelência para a nossa sociedade”, afirmou o major.

O major José Luís Cantanhede Coelho ingressou na PMTO em 2006 através do curso de formação de soldados e, em 2014, ingressou no curso de formação de oficiais, adquirindo o título de bacharel em segurança pública. Realizou o curso de aperfeiçoamento de oficiais (CAO) no ano de 2020. Em 2023, tornou-se o comandante da 2ª CIPM, sediada em Xambioá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui