Governo do Tocantins inicia instalação das 25 primeiras vigas de concreto armado na obra da ponte sobre o Rio Tocantins, em Porto Nacional

0
251

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), iniciou a instalação das 25 primeiras vigas de concreto armado da primeira etapa da ponte sobre o Rio Tocantins, na rodovia TO-255, em Porto Nacional. O lançamento teve início na última quarta-feira, dia 1° de março.

Nesta etapa, serão instaladas 25 vigas, sendo cinco vãos com cinco vigas cada. As vigas têm a extensão de 43 metros, pesando 120 toneladas cada. A operação para instalar cada viga leva em média cinco a seis horas desde a saída da viga do canteiro de obras próximo à obra, até a finalização do lançamento (colocação da viga nas pilastras).

Durante a operação de transporte e manobras para posicionar a viga a ser erguida pela treliça (espécie de guindaste), está sendo necessária a paralisação do trânsito no sistema Pare e Siga, por um período médio de 1h30 minutos.

O primeiro vão já conta com as cinco vigas instaladas e, nesta semana, estão sendo lançadas as cinco do segundo vão. Na próxima semana, os dois primeiros vãos receberão laje e sobre laje, bem como a construção da cabeceira do aterro para que a carreta carregada com as vigas do terceiro, quarto e quinto vãos possa passar por sobre o pavimento do primeiro e do segundo.

Isso permitirá um intervalo de lançamento de vigas em média de 45 dias com o trânsito fluindo normalmente, sem Pare e Siga. Paralelamente, a empresa também está executando a concretagem da aduela do P11.

“A ponte deve viabilizar a formação de um importante corredor rodoviário para escoamento da produção agrícola da região, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, pois é mais uma etapa para a implantação do conjunto multimodal que a atual gestão do Governo do Tocantins pretende implantar”, revelou o presidente da Ageto, Márcio Pinheiro Rodrigues.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui