Norte do Brasil: Em quais cidades vale a pena pagar o IPTU à vista?

0
242
PALMAS: WASHINGTOM LUIZ

Descontos oferecidos em cota única chegam a 15% nas capitais do Norte do país

Cobrado sempre no início de cada ano, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um dos principais impostos pagos pelos brasileiros. Sabendo disso, algumas pessoas preferem poupar o valor equivalente ao imposto e quitar o imposto em cota única no ano que se inicia, uma vez que a maioria das cidades brasileiras oferecem desconto para os proprietários que realizarem o pagamento nessa modalidade (em diversas cidades, esse desconto é condicionado à inexistência de débitos anteriores com o município).

Se você é uma dessas pessoas que se preparou e guardou o valor necessário para quitar o IPTU à vista, ou está disposto a pagar a cota única e aproveitar o desconto oferecido, o CEO e co-fundador da Lastro, startup que simplifica a gestão de locações, Allan Paladino, reuniu alguns dados e análises que ajudam a entender se o pagamento antecipado vale a pena.

“O contribuinte precisa considerar as possibilidades. Em primeiro lugar, não vale a pena assumir uma dívida para pagar a cota única, pois o valor economizado dificilmente compensaria o valor dos juros e encargos da dívida adquirida”, explica Allan. O especialista explica também que é necessário considerar também os juros implícitos na diferença entre pagar à vista ou em parcelas, bem como o custo de oportunidade do dinheiro. “Para uma pessoa que tem seu dinheiro investido em renda fixa, o pagamento à vista passa a valer a pena para descontos mais baixos. Por outro lado, se uma pessoa possui empréstimos em banco ou dívidas no cartão de crédito, é mais vantajoso usar o dinheiro para quitar ou abater esses débitos e parcelar o IPTU”, explica Allan.

Comparando somente pelo percentual de desconto, as capitais do Norte do país possuem bons descontos para o pagamento da cota única. Em Manaus e Palmas, por exemplo, o desconto para o pagamento do IPTU em cota única é de 15% até 15 de março. “Nessas cidades, o pagamento à vista é extremamente vantajoso. Esse desconto de 15% equivale a investir o dinheiro com uma taxa de retorno acima de 4% ao mês, considerando a alternativa de fazer o pagamento em 10 parcelas”, analisa Allan.

Outro fator que precisa ser levado em conta é a reserva de emergência. Caso você não tenha construído ainda uma boa reserva de emergência para imprevistos, segundo Allan, é válido considerar a possibilidade de pagar o imposto parcelado, a fim de manter o valor do IPTU em conta, em caso de necessidades. “O mais importante, que é não ficar em dívida, você já estará fazendo, mas a constituição de uma reserva de emergência traz uma segurança adicional que pode ser mais valiosa do que um simples retorno financeiro”, finaliza.

 

Weslley Morais ([email protected])

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui