Governador Wanderlei Barbosa se reúne com representante do BID para tratar de projeto que prevê investimentos de US$ 42 milhões para modernização fiscal do Tocantins

0
194

“O que nós queremos é a modernização do sistema todo, porque nós temos muitas dificuldades, e essa modernização vai permitir a melhoria da arrecadação”. Essa foi a constatação feita pelo governador Wanderlei Barbosa ao especialista fiscal do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Andrê Martinez, que esteve em Missão no Tocantins nesta quarta-feira, 8, para uma série de reuniões com gestores da Secretária de Estado da Fazenda (Sefaz).

As reuniões dos técnicos do BID acontecerão até sexta-feira, 10. O objetivo do trabalho é atualizar o Projeto de Modernização Fiscal do Tocantins (Profisco II), que prevê um investimento de US$ 42 milhões. Os recursos serão destinados de forma estratégica em serviços de tecnologia da informação que vão melhorar a eficiência da administração tributária estadual. O Profisco II terá abrangência em ações de outras pastas.

O Governador explicou que esse projeto de modernização fiscal é vital para o Tocantins. “Essa questão é importantíssima, porque, de acordo com os indicadores de tecnologia, estamos muito mal ranqueados e essa realidade não pode continuar. Ao longo dos anos existiu uma inércia por parte do Governo em não fazer investimento na área de tecnologia, o que dificulta para o Estado. Com isso, deixamos de arrecadar, porque não facilitamos para o contribuinte”, explicou o Governador.

O especialista fiscal Andrê Martinez disse que pretende identificar as necessidades nas mais diferentes áreas que serão supridas com o financiamento do Profisco II. “Estamos tendo reuniões com todas as equipes, entendendo a problemática e ajudando na definição dos produtos”, frisou. Após essa etapa será realizada a preparação de documentos para tramitação e posterior aprovação pela diretoria do BID.

O secretário da Fazenda, Júlio Edstron Secundino, destacou o Profisco II como uma das prioridades da atual gestão estadual. “Estamos fazendo mais que reuniões, estamos cumprindo as fases do processo para que o Tocantins tenha acesso a esse financiamento. Tudo que depende do Governo do Estado está sendo tratado como prioritário e o banco entendeu essa nossa urgência”, frisou o secretário.

O vice-governador Laurez Moreira, que também participou da reunião, destacou a importância do Profisco II. “Esse projeto vai permitir modernizar de forma estratégica os serviços de tecnologia da informação e melhorar a eficiência da administração tributária estadual”, ressaltou.

Computadores 

Na oportunidade o governador Wanderlei Barbosa realizou a entrega simbólica de 306 computadores à Sefaz. Os equipamentos serão utilizados nas 12 regionais da pasta em todo o Estado. “É o esforço do próprio Estado para modernização dos serviços públicos”, afirmou.

A agenda do Governador com representantes do BID foi acompanhada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes; secretário da Agricultura, Jaime Café; e secretário do Planejamento e Orçamento, Sergislei Moura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui