Governo do Tocantins e comissão lançam oficialmente Feira Agrosudeste 2023

0
195

O lançamento da maior Feira Tecnológica da Região Sudeste do Tocantins, a Agrosudeste, ocorreu na manhã desta terça-feira, 7, na Câmara Municipal de Almas, a cerca de 300 km da Capital. O evento, que reuniu parceiros, produtores rurais, expositores, autoridades políticas, além da sociedade em geral, confirmou a realização da Feira, que vai ocorrer entre os dias 12 e 15 de abril com tema Sustentabilidade no Campo.

Durante o evento, o presidente da Agrosudeste e da Central das Associações de Produtores Rurais de Almas e Porto Alegre, João Albuquerque Filho, apresentou a proposta de exposição desta sétima edição. “Com a meta de movimentar R$ 20 milhões e receber um público estimado em 10 mil pessoas, estamos preparando vitrines agrícolas com inovações e tecnologias, dias de campo com destaque para o potencial da nossa região, que são a pecuária, a piscicultura, a fruticultura e a Horticultura, e ainda teremos shows, apresentações culturais, exposição de maquinários, encerrando com a cavalgada”, afirmou.

Ainda segundo o organizador, para esta edição a Feira já fechou com mais de 50 expositores e firmou diversas parcerias, dentre elas, a Aura Minerals e a Agência de Mineração do Tocantins (Ameto), com o galpão da Mineração, destacando um dos potenciais da região; e a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), com o pavilhão do Desenvolvimento.

Ainda nas pastas do Governo Estadual para atendimento ao produtor rural, a Feira terá o Galpão Institucional. Neste, estarão presentes equipes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec); da Agencia de Transporte, Obras e Infraestrutura (Ageto); do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); das secretarias de Estado da Educação (Seduc); da Agricultura e Pecuária (Seagro); do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); da Segurança Pública (SSP); dos Povos Originários e Tradicionais; da Mulher; da Cultura; do Turismo; da Aquicultura; e da Juventude e Esportes.

O prefeito de Almas, Waguinho Nepomuceno, e o prefeito de Dianópolis, José Salomão, participaram da solenidade, juntamente com outras autoridades, dentre eles o Secretário Executivo da Seagro, Adenieux Rosa; o presidente do Ruraltins, Washington Ayres; da Adapec, Paulo Antônio Lima; da Ameto Mauro Mota; o superintendente do Sebrae Rérison Antonio Castro; e representantes da Aura, da Bacia Hidrográfica Manuel Alves, da Mútua, da Educação, e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Mutirão do Agrocrédito

Ainda na ocasião, o Governo do Tocantins, por meio do Ruraltins, anunciou a realização do Mutirão do Agrocrédito, uma iniciativa realizada antes do evento visando oferecer assistência técnica aos produtores rurais na elaboração de projeto financeiro para o acesso ao crédito rural, e assim, com o recurso liberado, aproveitar a oportunidade da Agrosudeste para investir e melhorar sua atividade agrícola.

O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, disse que esta ação vai ocorrer com atendimento aos 25 municípios envolvidos na Agrosudeste. “E, além do Mutirão, a nossa participação na Agrosudeste, será também na coordenação dos quatro dias de campo, na realização de palestras técnicas, e também nas vitrines agrícolas para que o produtor tenha acesso a tecnologias acessíveis para aplicar em sua propriedade”, concluiu.

Agrosudeste envolve 25 municípios do estado sendo eles: Almas, Dianópolis, Natividade, Porto Alegre, Chapada da Natividade, Taguatinga, Aurora do Tocantins, Conceição do Tocantins, Ponte Alta do bom Jesus, Ponte Alta do Tocantins, Arraias, São Valério da Natividade, Santa Rosa do Tocantins, Pindorama, Lavandeira, Rio da Conceição, Novo Jardim, Taipas, Combinado, Novo Alegre, Paranã, Palmeirópolis, Palmas, São Salvador e Silvanópolis.

Além de outros estados, atingindo hoje Bahia, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul.

 

Edvânia Peregrini/Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui