Diretoria de Ensino de Paraíso orienta sobre como agir diante de supostas ameaças

0
279

Ascom

Secretários Municipais de Educação do Vale do Araguaia, Diretorias de Unidades Escolares e servidores ligadas à Diretoria Regional da Educação de Paraíso/Secretaria Estadual da Educação do Tocantins, receberam orientações sobre como identificar extremismo e agir em casos de violência e ataques. A ação ocorreu devido a quantidade de mensagens recebidas e compartilhadas por pais, alunos e professores, com supostos boatos de ameaças de ataques nos próximos dias, que circulam em rede social.

Participaram desta reunião, representantes da Segurança Pública do Tocantins, o Delegado Regional de Polícia Civil, Bruno Baeza e a Subcomandante do 8° Batalhão de Polícia Militar, Capitão QOPM Joicilene Araújo Barbosa Rezende. As informações repassadas aos presentes foram: como identificar comportamentos inadequados à conduta escolar e que ofereça risco a comunidade escolar; buscar acompanhamento multiprofissional para casos de alunos envolvidos em ameaças; em relação a eminente ameaça no “prédio escolar ou em rede social no qual seja citada a escola e/ou alunos e seus profissionais” imediatamente registrar boletim de ocorrência; acionar a polícia militar pelo 190 e informar a diretoria de ensino, de acordo com a prioridade e emergência do momento.

Outra orientação repassada é que mensagens com ameaças devem ser denunciadas nos canais oficiais, como o criado pelo governo federal, ao invés de sair compartilhado pela internet ou whatsapp. Segundo informações as mensagens divulgadas com teor de ameaças as escolas nesta região, estão sendo investigadas e também as suas procedências. Algumas destas, que foram investigadas pela Polícia, são antigas e circulam em outros estados da federação há algum tempo. No entanto, as pessoas continuam compartilhando sem conhecer ou verificar a veracidade dessas publicações.

Ao final do encontro, o Diretor da DRE Paraíso, Neivon Bezerra, transmitiu mensagem de segurança e tranquilidade aos presentes, acrescentando que o Governo do Tocantins por meio das Secretarias da Educação e Segurança Pública estão empenhados na segurança de todos no ambiente escolar. Reforçou que a comunidade escolar, junto com pais e sociedade precisa agir coletivamente contra o pânico, atuando de forma preventiva e se houver alguma suspeita é importante denunciar na delegacia da Polícia Civil, para haver investigação ou chame o 190.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui