Operação Canguçu encerra primeira etapa e balanço da ação é divulgado

0
171

Após 39 dias de incursões e esforços em busca dos suspeitos da tentativa de assalto à uma empresa de transporte de valores em Confresa-MT, a Operação Canguçu encerra a 1º etapa e os policiais integrantes da ação foram recebidos com homenagens na tarde desta quinta-feira, 18, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins, em Palmas. Na oportunidade, o balanço final da operação também foi divulgado.

Ao longo da operação integrada que teve início no dia 10 de abril, 21 ocorrências foram registradas nos bloqueios realizados. No total, oito pessoas foram presas em flagrante, 10 foragidos da justiça foram capturados, cinco veículos foram recuperados, uma (01) arma de fogo e seis munições foram apreendidas, três ocorrências de porte de drogas foram registradas e um (01) crime ambiental foi flagrado.

Dois integrantes da quadrilha foram presos no Tocantins e 18 vieram a óbito após confrontos com as forças policiais. Outros três estão detidos por envolvimento com o apoio logístico. 18 armas, dentre elas dois fuzis .50 e 11 AK-47, foram apreendidas, além de carregadores, milhares de munições, coletes balísticos, capacetes balísticos, materiais explosivos e detonadores, além de coturnos, luvas, joelheiras, cotoveleiras, balaclavas e mochilas.

A Operação Canguçu entra na história do Brasil como a maior ação integrada entre as forças policiais coirmãs. Quase 350 militares de cinco Estados da Federação, além de policiais civis e federais, empenhados com o objetivo de garantir a segurança do cidadão e neutralizar a ação dos criminosos que após a frustração do assalto em Confresa, fugiram para o Estado do Tocantins.

Com sede na Fazenda Jan, localizada no município de Marianópolis, as equipes montaram cercos e bloqueios em locais estratégicos no perímetro da operação. A comunidade que foi fundamental para o sucesso da ação também foi homenageada durante o evento. O sócio proprietário da fazenda Jan, recebeu a medalha Tiradentes que é concedida a todas as autoridades civis, militares e eclesiásticas que tenham prestado relevantes serviços ao Estado.

Para o Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, “hoje, todos os policiais envolvidos no fronte da operação canguçu são homenageados por sua perseverança, destemor e audácia. Agora eles irão voltar para casa, para suas famílias, depois de 39 dias de incursões, e eu sou muito grato por comandar esses guerreiros que não mediram esforços para neutralizar esses criminosos e cumprir com o compromisso da Polícia Militar, que é garantir a segurança do cidadão de bem”.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa parabenizou os policiais envolvidos na operação e destacou o sucesso da ação. “O resultado foi positivo e eles tombaram, não tinha outra forma, porque eles atiraram contra nossos policiais que tiveram que reagir pois são homens preparados, são policiais qualificados para combater a criminalidade e defenderam nosso território. Parabéns aos guerreiros dos cinco estados que integraram essa força tarefa”, destacou o governador.

Estiveram presentes no evento o Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, O Governador do Tocantins Wanderlei Barbosa, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, além de representantes da política tocantinense, diversas autoridades civis e militares, além de familiares dos militares que retornaram da operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui