Governador Wanderlei Barbosa realiza solenidade para homenagear os policiais militares que atuaram na Operação Canguçu

0
179

Após 39 dias de ação da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO), chegou ao fim a Operação Canguçu. Para recepcionar todos os policiais que regressaram aos seus postos de origem, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, juntamente com o Comando da Policia Militar, realizou nessa quinta-feira, 18, uma cerimônia em homenagem à atuação dos policiais na operação, no Quartel do Comando Geral da PMTO, em Palmas. Também estiveram presentes na solenidade o secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Tadeu de Alencar, o Comandante-Geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, e demais autoridades municipais, regionais, estaduais e federais.

O governador Wanderlei Barbosa agradeceu a todas as autoridades, policiais e pessoas envolvidas na operação e destacou que o Governo do Tocantins não medirá esforços em defesa da segurança do povo tocantinense. “Nosso comando agiu de forma rápida e realizou com maestria o que seria necessário para defender a população. Com o auxílio de forças de outros estados, montamos uma equipe de policiais qualificados que defenderam a ordem e a lei no nosso Estado. Quero afirmar aos demais estados que podem contar com as forças do Tocantins, e assim, vamos inaugurar um novo tipo de trabalho na segurança pública, um modelo integrado para combater a criminalidade do nosso País. Quero falar a cada homem, a cada mulher que estiveram nessa operação, que é muito gratificante receber todos em paz e voltando para suas famílias”, declarou.

Cerca de 350 policiais militares dos estados do Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Pará e Minas Gerais, juntamente com a Polícia Civil do Tocantins, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, empreenderam esforços para capturar os suspeitos da tentativa de assalto a uma empresa de transporte de valores na cidade de Confresa- MT. Os militares combateram 32 situações ilícitas durante bloqueios policiais no perímetro da operação e neutralizaram a ação de 18 indivíduos integrantes da quadrilha.

No desfecho da operação foram apreendidas 24 armas de fogo, dentre elas, dois fuzis 50 e 11 AKs 47. Foram apreendidos carregadores de diversas armas de fogo, mais de 2 mil munições, coletes balísticos, capacetes balísticos, materiais explosivos, detonadores, coturnos, luvas, joelheiras, cotoveleiras, balaclavas e mochilas.

O secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu de Alencar, ressaltou a rapidez e a liderança do Governo do Tocantins ao realizar a ação de combate aos criminosos. “Quero parabenizar a decisão do Governo que enfrentou esse ataque a autoridade do estado brasileiro com galhardia e pelo Governador não ter poupado esforços, assim como o coronel Márcio Antônio Barbosa, que realizou uma liderança peculiar concluindo a operação com êxito.  Afirmo aqui meu compromisso que iremos apoiar sempre todos os estados brasileiros em ações necessárias, assim como o Tocantins, pois é nosso dever fazê-lo. Não é uma liberalidade, nós precisamos de alinhamento político para ajudar os estados quando eles precisam. Em matéria de segurança pública não podemos nos dividir. O nosso dever é estar presente e apoiar todos os estados”, afirmou.

O comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, salientou o suporte prestado pelo Governo do Tocantins aos militares tocantinenses e de outras unidades federativas para auxiliar na operação. “Sem dúvidas, um dos grandes motivos de conseguirmos finalizar essa operação com êxito foi ter o apoio do Governo do Tocantins em todo o momento, assim como a junção de forças dos demais estados, formando uma equipe de profissionais qualificados, habilitados para defender a nossa população dos criminosos que invadiram o nosso Estado. Nossos homens enfrentaram um bando extremamente perigoso, que estava muito bem armado com fuzil, granadas e outros utensílios. A minha maior alegria é concretizar essa operação trazendo de volta para casa e devolvendo a suas famílias e amigos todos os homens com vida que saíram daqui para cumprir com o seu dever e proteger a ordem do nosso Estado”, expressou.

O Comando da PMTO destacou que será mantida a 2ª fase da operação com barreiras e bloqueios, enquanto o serviço de inteligência atuará para identificar possíveis criminosos que deram apoio ao restante da quadrilha.

Solenidade

Durante a solenidade de recepção e homenagem, foi realizada a entrega de medalhas de Mérito Policial Militar a todos policiais que, no desempenho de suas funções, prestaram reconhecidamente relevantes serviços à corporação policial militar tocantinense, ou praticaram atos de bravura, visando à preservação da ordem pública, à defesa das instituições ou o salvamento de vidas humanas.

A esposa do soldado PM Garcia, Nicole Tavares, relatou a felicidade que aquele momento significava para quem estava aguardando um ente querido regressar a casa. “Foram dias de muita angústia, mas a nossa esperança é que sempre termine bem e que a missão seja cumprida da melhor forma. Eu só tenho gratidão por ter dado tudo certo e todos terem regressado à casa bem, concluindo a missão com êxito”, declarou.

O soldado PM Garcia expressou o orgulho de todos os envolvidos em honrar o nome da PMTO. “Todos os militares estiveram empenhados em dar o seu melhor. Durante esses 40 dias, o diferencial para gente foi o apoio da população assim como dos órgãos públicos locais que nos auxiliaram de diversas formas. Nossa missão é defender e trazer a paz para aquela região”.

O governador Wanderlei Barbosa e o comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, também homenagearam o sócio-proprietário da fazenda Jan, Joni Sérgio; o prefeito municipal de Marianópolis, Isaías Piagem, e o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, com a entrega da Medalha Tiradentes. A honraria é concedida a todas as autoridades civis, militares e eclesiásticas que tenham prestado relevantes serviços ao Estado ou, em especial, à corporação ou no interesse desta.

O proprietário rural Joni Sérgio, que teve inicialmente sua fazenda invadida pelos criminosos e posteriormente abrigou todos os policiais envolvidos na operação, contou um pouco da sua vivência. “A gente jamais iria imaginar que o pessoal que assaltou Confresa, no Mato Grosso, iria chegar ao Tocantins, e que a rota de fuga seria a nossa fazenda. Mas assim que a gente conseguiu se livrar deles, cabia a nós, como cidadãos, dar todo apoio à polícia. Movimentamos os funcionários da fazenda para dar todo suporte necessário para os policiais, dormida e alimentação para todos. Fico muito feliz por ter contribuído de alguma forma no trabalho da PM para conclusão da caçada aos criminosos”, relatou.

Operação Canguçu

No dia 9 de abril, cerca de 20 homens fortemente armados atacaram o Quartel da Polícia Militar, em Confresa, deixando a população aterrorizada. O bando foi até a empresa de transporte de valores Brinks e explodiu o muro do local para roubar o dinheiro do cofre, mas não obteve sucesso. Em seguida, o grupo fugiu em direção ao Tocantins e entrou no Estado pelos rios Javáe e Araguaia. O bando estava dividido em seis carros, o que deu início a maior operação policial integrada realizada no Norte do País, a Operação Canguçu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui