Forças de Segurança do Tocantins alinham ações estratégicas para reduzir a violência em Palmas

0
194

m busca de efetivar ações estratégicas e integradas em um esforço conjunto para enfrentar casos de violência na Capital do Estado, Palmas, as polícias Militar (PMTO) e Civil se reuniram nesta terça-feira, 30, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Tocantins (QCG). O objetivo principal foi traçar um alinhamento para o trabalho integrado entre as polícias, de forma a enfrentar os agravos na segurança da região.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Barbosa, ressaltou que os crimes recentes ocorreram de forma específica em Palmas e que a integração de ações se faz necessária. “Os índices no Estado são bastante satisfatórios, porém, tem um problema pontual, que está nos crimes e nos homicídios na Capital. As polícias [Militar e Civil] estão unidas para traçar estratégias que possam solucionar essa problemática”, informou.

Já o secretário de Estado da Segurança Pública, Wladimir Mota Oliveira, destacou a importância da investigação criminal como forma de prevenir futuros crimes e também reforçou o trabalho conjunto. “É imprescindível cada vez mais que as Forças de Segurança atuem de forma integrada, ao compartilhar informações e realizar operações conjuntas, para que possamos dar uma resposta mais rápida à sociedade, devolvendo a sensação de segurança e contribuindo para uma cultura de paz. A Polícia Civil está empenhada em combater o crime organizado e, com o auxílio da PM, vamos conseguir dar a resposta que a sociedade deseja”, destacou.

Na reunião, foram discutidas diversas medidas para fortalecer a segurança em Palmas, pontos em comum entre as forças para maior assertividade, subdivisão de competências, alinhamento estratégico entre as delegacias e os batalhões de polícias para os trabalhos em toda a região da Capital.

Ações na segurança

A segurança pública é uma prioridade do Governo do Tocantins, que tem realizado importantes investimentos nas forças de segurança. Como a formação de 958 novos policiais militares, além da implantação do programa TO Mais Seguro, que fortalece as atividades de policiamento ostensivo, executadas pela Polícia Militar do Estado. Com o programa, as forças militares estão recebendo novos equipamentos para modernizar os atendimentos às ocorrências, com a distribuição de kits Destacamentos, por meio do Comando de Policiamento da Capital e do Interior.

O Kit Destacamento é composto por viaturas, equipamentos de informática e de comunicação, além dos armamentos e coletes balísticos. A distribuição dos kits e a entrada em serviço dos novos policiais formados estão possibilitando a reativação de 81 destacamentos, garantindo a presença efetiva da Polícia Militar e ainda a digitalização do serviço operacional, que vem sendo implantado e executado pela corporação há quase dois anos.

Além disso, a Secretaria de Estado da Segurança Pública vem fortalecendo suas ações e realizando parcerias que promovam a celeridade no serviço de investigação, como por exemplo a parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Termo de Cooperação Técnica para compartilhamento e integração das bases de dados. A Polícia Civil também foi modernizada com novos equipamentos de informática e novas viaturas nas delegacias especializadas. Outra prioridade implementada está na capacitação e na qualificação constante dos agentes que atuam no combate ao crime.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui