Programa Jovem Trabalhador já chegou a 104 municípios do Estado com a contratação de 730 jovens

0
196

Nesta semana, mais 43 jovens do interior do Estado iniciaram as práticas laborais, por meio do programa Jovem Trabalhador nos municípios de Arapoema, Colinas, Colmeia e Paraíso do Tocantins. No total, 730 jovens já estão contratados em 104 municípios.

A ação é uma iniciativa do Governo do Tocantins, executada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), por meio da empresa contratada Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi).

O titular da Setas, Jonis Calaça, afirma que este é um grande momento para a juventude do Estado e que o Programa está mudando a vida desses jovens tocantinenses e se tornando realidade. “Em menos de três meses de inscrições, nós já temos uma participação recorde e, agora, entramos nas fases da capacitação, lotação e contratação. É importante ressaltar que a capilaridade que buscamos de realizar esse Programa em todos os municípios do Tocantins está avançando muito e já estamos atuando em mais de 100 cidades”, destacou.

O Jovem Trabalhador é o maior programa de primeiro emprego do Norte do Brasil e tem por objetivo inserir no mercado de trabalho 3 mil adolescentes e jovens, em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 16 e 21 anos, residentes nos 139 municípios tocantinenses.

Como forma de integração, os jovens iniciantes foram recebidos por uma equipe técnica da Setas e por gestores dos órgãos municipais onde eles exercem a prática laboral.

Carlos Eduardo Alves Gomes, de Colmeia, tem 16 anos e cinco irmãos, ele diz que tem grande expectativa com a primeira experiência de trabalho como auxiliar administrativo. “É uma porta maravilhosa que se abre, tenho grandes expectativas e espero a partir desse currículo exercer, no futuro, outras profissões”, ressalta o jovem.

As inscrições para o Programa continuam abertas e podem ser feitas pelo site: jovemtrabalhadorto.org.br.

Oportunidades

Em Colinas, Raylanna Karoliny Rodrigues da Silva, de 16 anos, entende que a oportunidade é uma luz que vai ajudar muito financeiramente e, agora, ela vai poder ajudar a sua mãe.

Em Arapoema, Paulo André Lima Dias afirmou ter uma ótima expectativa por já começar a trabalhar aos 16 anos. “É meu primeiro emprego e sinto que, com meu esforço, posso me profissionalizar. Esta é uma oportunidade e tanto”.

Já em Paraíso do Tocantins, a auxiliar de serviços gerais, Simone Lemos, de 35 anos, falou sobre a oportunidade que surge para uma de suas duas filhas a jovem Thaís Silva, que se inscreveu no Programa e, agora, inicia seu primeiro trabalho formal, no Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) do município. “É uma oportunidade que todos têm e eu quero que ela cresça no mercado de trabalho. Quando tive oportunidade, me agarrei com unhas e dentes e quero que ela faça o mesmo”, enfatiza a mãe.

A filha, Thaís Silva, de 16 anos, concorda com as opiniões da mãe e fala de suas expectativas. “Estou muito feliz e tenho muitas expectativas. É meu primeiro emprego e espero trabalhar e fazer novas amizades também”, acentua a jovem.

Jovem Trabalhador

O programa Jovem Trabalhador busca oportunizar qualificação profissional a adolescentes e jovens para o primeiro emprego formal remunerado, garantindo o direito à educação e ao trabalho, em conformidade com a Consolidação das Leis Trabalhistas, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei da Aprendizagem (Lei n° 10.097/2000).

Os jovens assinarão um contrato de trabalho formal, que pode ter duração de até 24 meses e, além do salário-mínimo de hora trabalhada, receberão uniforme, crachá, vale-transporte (quando houver necessidade), 13° salário, seguro de vida, férias e atendimento psicossocial e psicopedagógico.

O público-alvo do programa engloba jovens em situação de risco social ou pessoal por situação de trabalho infantil, medida socioeducativa, acolhimento institucional e/ou deficiência, entre 16 e 21 anos. Considerando as particularidades do Estado, estão incluídos como prioridades na contratação jovens indígenas, quilombolas, ribeirinhos e da zona rural.

As vagas estão sendo distribuídas em órgãos públicos do Executivo, Legislativo e Judiciário Estadual, além do Ministério Público Estadual (MPTO), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e dos municípios. O programa Jovem Trabalhador é financiado com recurso do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep-TO).

Seleção

Para se inscrever no programa, é preciso acessar o site e preencher a inscrição. Podem participar do programa jovens com idades entre 16 e 21 anos, que já concluíram ou estão cursando o ensino médio em escola pública ou que são bolsistas integrais em instituições particulares, regra que também se aplica em caso de o jovem ser estudante universitário.

A renda familiar do candidato deve ser de até dois salários-mínimos nacional ou meio salário-mínimo per capita. Além disso, a família deve estar preferencialmente inscrita em Programas Sociais do Governo. O Programa disponibiliza cotas de 5% a 10% para Pessoas com Deficiência (PcD), sem exigência da idade máxima de 21 anos. Haverá ainda cotas para jovens do sistema socioeducativo e prioridade na contratação de jovens ribeirinhos, indígenas e quilombolas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui